Dólar Comercial: R$ 5,27 • Euro: R$ 6,40
Segunda, 21 Junho 2021

Manifestações marcam manhã da visita de Bolsonaro em São Mateus

protesto_mst_bolsonaro_divulgacao Divulgação
MST-ES

No dia em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visita o Espírito Santo, foram realizadas manifestações durante toda a manhã em São Mateus, norte do Estado, onde o mandatário fará a inauguração de um conjunto de casas populares. Desde as 6h, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de vários municípios e de outros movimentos populares ocuparam a Praça São Benedito, na região central da cidade, com diversas faixas, cartazes e mensagens contra o presidente. 

A falta de vacinas e a denúncia por mais de 480 mil mortes por Covid-19 no Brasil foram as principais pautas da manifestação. "A vinda ao Espírito Santo acontece logo após Bolsonaro disparar nas mídias o interesse em liberar o não uso da máscara para pessoas já vacinadas, indo na contramão do que dizem as organizações de saúde no mundo com apenas pouco mais de 10% da população totalmente vacinada", lembrou o MST capixaba em nota.

A declaração foi feita nessa quinta-feira (10) pelo presidente em Brasília, ao informar que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, iria publicar um parecer para desobrigar o uso de máscaras.

Divulgação

Mas além da oposição às políticas de condução da pandemia, também foram incluídos na manifestação temas como a segurança alimentar, emprego e renda.

Depois da concentração na praça, o grupo de manifestantes seguiu em caminhada pela cidade até finalizar na Igreja Velha, onde outros protestos contra o presidente foram realizados no início desta semana.

Divulgação

Durante a manhã, ainda houve outra manifestação simbólica no Distrito de Nestor Gomes, também no município de São Mateus, com uso de faixas e cruzes no trevo que dá acesso a Jaguaré, como forma de expressar o descontentamento de trabalhadores da região com o atual presidente da República. 

Depois da chegada em Vitória e um sobrevoo por obras federais realizadas no Espírito Santo, Bolsonaro seguiu para o norte do Estado, onde participa da inauguração de um conjunto de casas populares no Residencial Solar São Mateus, no bairro Aroeira. 

O conjunto com 434 casas foi iniciado em 2012 durante o governo de Dilma Rousseff, como parte do programa de moradia Minha Casa, Minha Vida, mas ficou anos paralisado após devolução pela construtora responsável, sendo agora finalmente finalizado.

No final do ano passado, Bolsonaro anunciou a criação do programa Casa Verde Amarela para substituir aquele que foi o maior programa habitacional da história do país, criado nas gestões petistas. Em janeiro, o presidente assinou o decreto de criação da nova política de seu governo, que foi criticada por organizações como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

A entidade considerou
 um retrocesso por tratar a questão habitacional apenas por meio do crédito, excluindo a "faixa 1", que atendia famílias de renda mais baixa, que necessitam subsídios diretos para adquirir imóveis e não apenas de juros subsidiados.


"De fato, o Programa Casa Verde Amarela se configura como um programa de crédito habitacional, não como um programa social de moradia", criticou o MTST, lembrando que 92% das família em déficit habitacional ganham até três salários mínimos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 3

JHONSON em Sábado, 12 Junho 2021 01:09

MENTIRA, A CIDADE ESTAVA TODA VERDE AMARELO, ERA SO ALGUNS GATOS PINGADOS DE ESQUERDA ENCHENDO O SACO!!! INFINITAMENTE MENOS DO QUE OS APOIADORES

MENTIRA, A CIDADE ESTAVA TODA VERDE AMARELO, ERA SO ALGUNS GATOS PINGADOS DE ESQUERDA ENCHENDO O SACO!!! INFINITAMENTE MENOS DO QUE OS APOIADORES
Adriano da silva em Sábado, 12 Junho 2021 10:00

POUCA VERGONHA ESTA MIDIA SO MOSTRA UM LADO E
O LADO QUE TANTO ELA CRITICOU NO PASSADO POR TANTAS ASTROCIDADE QUE COMENTERAM AO NOSSO PAIS E AGOARA DEFENDO PORQUE NÃO TEM PREVILEGIO
VEJA CLOBO MESMO QUE VEGOMHA QUASE NINGUEM ACREDITA MAIS NA EMISSORA POR TANTAS MENTIRAS
NOS DADOS DA COVID NUNCA MOSTRAS OS CURADOS SEMENTE AS DESGRAÇAS SOMENTA A ESQUEDA TEM A GLOBO COMO ALIADO
JONAIS QUE UM CONSELHO DIGA A VERDADE QUIE VOCES VÃO TER MAIS SUSSESSO

POUCA VERGONHA ESTA MIDIA SO MOSTRA UM LADO E O LADO QUE TANTO ELA CRITICOU NO PASSADO POR TANTAS ASTROCIDADE QUE COMENTERAM AO NOSSO PAIS E AGOARA DEFENDO PORQUE NÃO TEM PREVILEGIO VEJA CLOBO MESMO QUE VEGOMHA QUASE NINGUEM ACREDITA MAIS NA EMISSORA POR TANTAS MENTIRAS NOS DADOS DA COVID NUNCA MOSTRAS OS CURADOS SEMENTE AS DESGRAÇAS SOMENTA A ESQUEDA TEM A GLOBO COMO ALIADO JONAIS QUE UM CONSELHO DIGA A VERDADE QUIE VOCES VÃO TER MAIS SUSSESSO
Jorge Kuster Jacob em Sábado, 12 Junho 2021 18:13

Aqui em vila pavão saiu caravana q diazia 100 por cento Bolzonaro. Mentir. Aqui Hadad ganhou dele.....rsrd...quem mente???

Aqui em vila pavão saiu caravana q diazia 100 por cento Bolzonaro. Mentir. Aqui Hadad ganhou dele.....rsrd...quem mente???
Visitante
Segunda, 21 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/