domingo, janeiro 19, 2025
24.4 C
Vitória
domingo, janeiro 19, 2025
domingo, janeiro 19, 2025

Leia Também:

Marina Silva sela filiação de Audifax à Rede

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos assinou na manhã dessa quinta-feira (1) a tão esperada ficha de filiação à Rede Sustentabilidade. A ficha dele foi abonada pela ex-senadora Marina Silva, na casa dela, em Brasília. Foi o desfecho de uma aproximação entre os dois que teve início no final da eleição do ano passado e coloca o prefeito como a grande liderança do novo partido no Estado. 
 
Nesta sexta-feira (2) termina o prazo de filiação para os interessados em mudar para um novo partido. No Estado, a Rede iniciará sua atuação no jogo político com 30 vereadores e cerca de 10 prefeitos, além de um deputado estadual, Marcos Bruno. A expectativa é de levar mais dois parlamentares – a Rede conversava com Amaro Neto e Sérgio Majeski – se frustrou devido à sanção da Reforma Eleitoral. 
 
Segundo o porta-voz da Rede no Estado, Gustavo De Biase, a filiação de Marcos Bruno ficou garantida porque aconteceu antes da sanção, no dia 30. Pela nova regra, mesmo que a migração aconteça para um partido novo, o político com mandato não se livra mais da regra da fidelidade partidária. 
 
Ainda assim, o partido nasce com um tamanho bem significativo para os primeiros passos. O Solidariedade, que nasceu antes da eleição passada, tem hoje 562 filiados no Estado. O partido pode ganhar novos filiados quando for aberta a janela de migração em março do próximo ano. Como caiu o prazo de filiação para a disputa da eleição de um ano para seis meses, poderá haver novas aquisições de quadros.  
 
Mas, apenas vereadores poderão aproveitar a janela de transferência, já que a regra só valerá para políticos que estejam no último ano de mandato. Os deputados estaduais, federais e senadores só poderão mudar de partido em 2018. Após o período de filiações, o partido passará a discutir sua organização interna, se preparando para um encontro estadual, quando definirá sua direção. 
 
Embora a estrutura da Rede não contemple a figura de um presidente, o prefeito Audifax aparece como a principal liderança do partido no Estado. Ele tem o aval de Marina Silva para deliberar sobre as filiações à legenda e na organização partidária. 

Mais Lidas