sábado, abril 19, 2025
24.9 C
Vitória
sábado, abril 19, 2025
sábado, abril 19, 2025

Leia Também:

Max Filho deve disputar eleição para prefeito de Vila Velha

O deputado federal Max Filho (PSDB) deve disputar a eleição para a prefeitura de Vila Velha. A decisão deve sair ainda na noite desta quarta-feira (3), depois de reunião com o partido. A convenção tucana está marcada para esta quinta-feira (4).

Max Filho que chegou a anunciar que lançaria o ex-vereador e presidente regional do partido Jorge Carreta, estaria inclinado a voltar atrás depois de ouvir lideranças políticas. Caso se confirme a entrada de Max Filho na disputa, o cenário fica bem diferente e as chances do prefeito Rodney Miranda (DEM) em conquistar a reeleição reduzem bastante.

Apontado como um dos palanques fortes da eleição, Max Filho deverá polarizar a eleição com o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD). Outro peso forte no palanque do tucano pode ser o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), que havia prometido apoiar o tucano caso ele entrasse na disputa.

Apesar de o PMDB estar conversando com o grupo do prefeito, o capital de votos é de Hércules, situação similar que ocorre em Vitória com Luiz Paulo Vellozo Lucas e o PSDB, que também se aliou ao PMDB de Lelo Coimbra. 

Para os meios políticos, independentemente do resultado, Max Filho sai ganhando se entrar na disputa eleitoral, pois aumenta seu prestígio político. Max era cotado como um dos nomes para a disputa de 2018, caso o ex-governador Renato Casagrande (PSB), por algum motivo, não dispute o governo. Mas a expectativa sem garantias pode enfraquecer o parlamentar. Em caso de derrota na disputa deste ano, o deputado ganha em capital político, em caso de vitória, se credencia para uma sucessão estadual em 2022.

Além disso, ao entrar na disputa no maior colégio eleitoral do Estado, Max Filho atende ao interesse do PSDB nacional, que precisa ter candidaturas competitivas no maior número de cidades possível para sustentar o projeto presidencial de 2018.

Com a saída de Luiz Paulo Vellozo Lucas da disputa em Vitória, o PSDB ficou sem um nome forte nas eleições municipais no Espírito Santo. Ao entrar no pleito de Vila Velha, Max Filho supriria essa lacuna, criando as condições dos tucanos ter um candidato com chances reais de vitória em um colégio eleitoral importante.

Mais Lidas