Domingo, 28 Abril 2024

Mesmo com liberação de Magno Malta, dissidentes do PR vão ao TRE

Mesmo com liberação de Magno Malta, dissidentes do PR vão ao TRE
Mesmo com a carta do senador Magno Malta, presidente regional do PR, liberando os membros do partido insatisfeitos com a movimentação do parlamentar no Estado, os republicanos querem o aval do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) antes de deixar a sigla e migrar para outras agremiações. 
 
Isso porque o partido não é o único que pode requerer as vagas dos mandatários. O secretário de Esportes, Vandinho Leite, deputado estadual licenciado, é um dos que pretendem solicitar a liberação do TRE. Além dele também devem pedir a liberação o vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito, o deputado estadual Glauber Coelho, e o Coordenador estadual sobre Drogas, Ledir Porto. 
 
Os dissidentes do PR são contrários à movimentação do senador na construção de um palanque alternativo ao governo do Estado em 2014. Desde de que Malta assumiu a possibilidade de disputar o governo, esses integrantes do partido, favoráveis à manutenção da sigla na base aliada do governador Renato Casagrande, têm demonstrado interesse em deixar o partido, mas temem ser enquadrados na lei de fidelidade partidária. 
 
Insatisfeito desde o ano passado, quando teve a candidatura a prefeito de Vitória derrubada pela estadual do PR, o deputado José Esmeraldo conseguiu uma decisão favorável na Corte eleitoral e por isso os demais republicanos estão confiantes na definição do TRE em seu favor. 
 
Mesmo a carta de Malta, o problema não fica resolvido. Pela legislação eleitoral, o partido tem 30 dias para requerer a vaga do membro que migrou do partido. Após esse período, o Ministério Público Eleitoral e os suplentes das coligações ficam aptos também a recorrer ao Tribunal cobrando a vaga. 
 
Há ainda uma discussão nos meios políticos sobre como serão discutidos os cargos que o partido ocupa no governo do Estado e na prefeitura de Vitória, no caso dos insatisfeitos que estão no Executivo.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/