Nem mesmo a crise com o fim do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), que retirou do município de Viana R$ 5 milhões, fez o prefeito Gilson Daniel (PV) perder o otimismo. Com vários projetos embaixo do braço, conseguiu captar recursos, e com ajustes nos recursos do próprio município, realizou 85 obras na cidade de janeiro até este mês.
Em entrevista a Século Diário que vai ao ar neste sábado (19), o prefeito de Viana fala das realizações na cidade e de como vem driblando a crise de início de mandato, com criatividade e sem medo de pedir ajuda. Para isso, conta com o conhecimento técnico na formulação de projetos e com a busca por captação de recurso com os governos do Estado e federal.
Antes da eleição, Gilson Daniel trabalhava como consultor de várias prefeituras, por isso, conseguiu superar uma das maiores dificuldades dos municípios na área de captação de recursos, que é a elaboração de projetos. Com essa vantagem, ele já foi a Brasília buscar recursos para a construção de habitações populares e aderiu ao programa Mais Médicos.
Também buscou apoio de deputados estaduais e federais, inclusive dos que não estiveram em seu palanque em 2012. Gilson Daniel falará também sobre a repercussão política e social da recusa da Câmara de Vereadores ao projeto de destinação de R$ 1,3 milhão do orçamento do município para a reforma de postos de saúde e escolas e compra de materiais didáticos. E, ainda, das alternativas buscadas para que a população não seja prejudicada com o entrevero político entre Executivo e Legislativo.