Sábado, 18 Mai 2024

Nilton Baiano retorna à Assembleia pela terceira vez nesta legislatura

Nilton Baiano retorna à Assembleia pela terceira vez nesta legislatura
O deputado Nilton Baiano (PP) tomou posse na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (6). Em dezembro deste ano, ele teve o recurso reconhecido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que suspendeu os efeitos de uma sentença condenatória de junho de 2012, até que o processo seja julgado em definitivo. Esta é a terceira vez que o parlamentar retorna a Assembleia nesta legislatura.
 
Nilton entrou na lista de eleitos em 2010, mas perdeu a vaga devido a uma recontagem de votos da coligação, com a reconsideração dos votos do ex-deputado Luiz Carlos Moreira (PMDB). Na ocasião, Nilton Baiano perdeu a vaga para a deputada Solange Lube (PMDB). 
 
Pouco depois, com a licença do deputado Vandinho Leite (PR) para assumir o cargo de secretário de Esportes do Estado, Nilton Baiano tomou posse como suplente da coligação. Ele assumiu a cadeira até junho de 2012, mas perdeu o mandato porque teria perdido o prazo para o recurso da sentença da 4ª Vara Federal Cível, que previa a perda do mandato e a suspensão dos seus direitos políticos. 
 
Nilton Baiano entrou com recurso na Justiça Federal, no Rio de Janeiro, que considerou que o deputado terá seus direitos devolvidos até que o assunto seja encerrado na Justiça.  Por isso, Nilton Baiano retorna ao mandato no lugar de Cacau Lorenzoni (PP). 
 
Ao tomar posse, na presidência da Casa, na manhã desta segunda, o deputado foi acompanhado pelo ex-deputado federal, Marcus Vicente, presidente estadual do PP; o ex-vereador de Vitória Luiz Buaiz, além de deputados estaduais e vereadores. De volta à Assembleia, a prioridade de Nilton Baiano é retomar a discussão sobre a reabertura dos supermercados aos domingos. Uma pesquisa recente apontou que 90% dos capixabas têm interesse que os supermercados funcionem aos domingos. Ele também destacou que seu mandato terá foco na saúde e na segurança pública. 
 
O retorno de Nilton Baiano será curto. Em abril, quando termina o prazo de desincompatibilização para os candidatos na eleição de 2014, Vandinho, que vai disputar a vaga de deputado federal, deverá retornar a Assembleia, provocando nova mudança no plenário. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/