O PDT capixaba reuniu na tarde desta sexta-feira (11) prefeitos eleitos pelo partido nas eleições deste ano com a bancada pedetista na Assembleia e o presidente da sigla no Estado, deputado federal Sérgio Vidigal. Eles discutiram as futuras gestões no Espírito Santo. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa.
O partido venceu a disputa em seis dos 78 municípios capixabas, sendo três reeleições: Vera Costa, em Guaçuí; João Paganini, em Iconha; e Dr. Osvaldo, em Mucurici. Uma redução se comparado a 2012, quando o partido ganhou em oito prefeituras. O partido, porém, foi o que mais recebeu votos na disputa proporcional, com 157.403 votos.
Vidigal disputou o segundo turno na Serra contra o atual prefeito, Audifax Barcelos (Rede), e perdeu a disputa, obtendo 48,79% dos votos contra 51,21% do redista em uma virada, já que o pedetista terminou o primeiro turno à frente. Passado o processo eleitoral, Vidigal retoma o comando do partido em nível estadual, que ficou nesse período com o deputado estadual Josias Da Vitória.
A prefeita reeleita de Guaçuí, Vera Costa, destacou a importância do apoio dos governos federal e estadual nas administrações municipais. “Sabemos que a crise é nacional e atinge a todos. Da dificuldade que será para firmarmos convênios com os governos federal e estadual, mas fica meu apelo aos companheiros do PDT aqui na Assembleia e na Câmara dos Deputados para nos ajudar. Em Guaçuí, por exemplo, sem essas verbas, fica difícil realizar ações na cidade”, suplicou.
Também estiveram presentes os prefeitos João Paganini (Iconha), Professor Ricardo Costa (Piúma), Dr. Sidiclei Giles (Pancas) e Cleudenir José de Carvalho Neto, o Ninho (Dores do Rio Preto).