Sexta, 26 Abril 2024

PMDB de Vila Velha deve continuar na mão de vereador

No próximo fim de semana, seguindo a determinação da Executiva Nacional do PMDB, a sigla vai realizar eleições para a escolha dos presidentes das municipais. Nesse contexto, chama atenção a disputa pelo diretório de Vila Velha, que desde a eleição deste ano vem apresentando ruídos internos, que vão ser colocados em teste na disputa pelo comando do PMDB local.



A disputa está dividida entre o grupo do deputado estadual Hércules Silveira e o do vereador do município Andinho Almeida. A visão da classe política do município é de que mesmo com seu capital político forte, o deputado não tenha êxito na empreitada. Reeleito à Câmara, a tendência é de que Andinho seja reconduzido à presidência do partido.



Quem pode ajudar Hércules na disputa interna é o prefeito eleito Rodney Miranda (DEM), que recebeu do deputado apoio no palanque eleitoral. Mas como Andinho foi reeleito para a Câmara e, além disso, é ligado ao deputado federal Lelo Coimbra, presidente da estadual, pode também conquistar o apoio do prefeito.



A  briga dentro do PMDB começou desde a eleição de 2008, quando Hércules disputou a eleição para prefeito, mas foi abandonado pelos membros do partido, em troca de cargos na gestão de Neucimar Fraga (PR). Na eleição deste ano, Hércules tentou viabilizar sua candidatura a prefeito, mas sofreu um golpe por parte do partido, que fechou aliança com o palanque de Rodney.



Se conseguisse vencer a disputa no diretório municipal, Hércules poderia equilibrar seu poder de articulação com o partido, mas o grupo que hoje controla o PMDB se fortaleceu com a reeleição de Andinho. Hércules conta com o mandato de deputado estadual e uma fatia considerável do eleitorado, mas esses elementos, para os meios políticos, não são suficientes para levá-lo ao comando do partido no município.



Todos os diretórios do PMDB devem realizar as eleições para as municipais até o domingo (25). A eleição dos diretórios municipais é uma preparação para a disputa da Estadual, que deve acontecer no próximo mês. Além dos presidentes das municipais, também serão eleitos os delegados que vão participar da votação na regional.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/