terça-feira, junho 24, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, junho 24, 2025
terça-feira, junho 24, 2025

Leia Também:

Posse de suplentes será no próximo dia dois na Assembleia

O próximo compromisso na Assembleia Legislativa acontecerá no dia dois de janeiro, com a posse dos suplentes dos deputados Guerino Zanon (PMDB), Edson Magalhães (PSD) e Cacau Lorenzoni (PP), que tomam posse como prefeito das cidades de Linhares, Guarpari e Marechal Floriano, respectivamente, no dia 1º de janeiro.

Na Assembleia assumem a suplência José Esmeraldo e Esmael Almeida, do PMDB; e Jamir Malini, do PTN. Os três retornam ao plenário da Assembleia, depois de não conseguirem se eleger em 2014. O deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) apresentou um projeto para impedir que suplentes tomassem posse durante o recesso, mas este foi rejeitado, por isso, os novos deputados vão chegar à Casa um mês antes do retorno do restante dos parlamentares, que só voltam às atividades de plenário em dois de fevereiro, para a eleição da Mesa Diretora da Casa.

O ato será às 9 horas no plenário do legislativo e deve ser comandado pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), já que o presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), estará em Brasília para a posse da mulher dele, Norma Ayub (DEM) que também assume a suplência na Câmara dos Deputados, no lugar de Max Filho (PSDB), eleito prefeito de Vila Velha.

O deputado José Esmeraldo é o primeiro suplente da coligação PMDB/PEN/DEM nas eleições de 2014. Ele obteve 23.243 votos no pleito e chegou a ocupar cadeira no Legislativo entre janeiro e maio de 2016, período em que Guerino Zanon licenciou-se para assumir a Secretaria de Estado de Esportes. José Esmeraldo tem 70 anos, nasceu em Cariacica, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi vereador por quatro mandatos em Vitória e sua primeira eleição para Assembleai foi em 1998

Jamir Malini (PTN) assume novamente uma suplência na Assembleia. A primeira vez foi em 2013, quando Henrique Vargas (PRP) assumiu a prefeitura de São Gabriel da Palha. Com 11.600 votos, recebidos em 2014, Malini é o primeiro suplente na coligação PTN/PSL/PTdoB/PP/PTB. Natural de Marilândia, tem 48 anos e desenvolveu a carreira política na Serra, onde mora há mais de 30 anos e foi eleito vereador duas vezes.

Esmael Almeida (PMDB) é segundo suplente da coligação PMDB/PEN/DEM e já cumpriu mandato por dois anos (2012-2014) no legislativo, com a saída de Sergio Borges, que assumiu a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas. É engenheiro sanitarista e trabalhou 35 anos na Cesan. Foi vereador de Vitória por dois mandatos e em 2014 obteve 19.634 votos.

Mais Lidas