Sexta, 26 Abril 2024

Postura de Coser deve causar crise interna no PT

Postura de Coser deve causar crise interna no PT

Nessa terça-feira (25), a coluna Socioeconômicas noticiou uma situação que deverá ter consequências internas no PT depois da eleição de outubro. A notícia é de que haveria uma troca de informações entre o prefeito de Vitória João Coser e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), o que estaria beneficiando o candidato apoiado pelo ex-governador, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), com informações privilegiadas da estratégia do PT para a campanha.



Isso levou o grupo da candidata do partido, a deputada federal Iriny Lopes, tirar o prefeito de sua campanha. Para os meios políticos, apesar de causar espanto pela postura do prefeito de Vitória, construída com uma forte identidade partidária, não surpreende por conta da ligação dele com Hartung desde o início do processo eleitoral.



Coser foi um dos principais agentes no período pré-eleitoral pelo palanque único em favor de Hartung na cidade. Essa defesa fez com que ele trabalhasse pelo recuo da campanha da companheira de partido. Para isso, arquitetou uma manobra para derrubar a decisão do Encontro Regional do Partido, tirada em março do ano passado.



Coser contou para isso com o apoio de lideranças ligadas às correntes DS, do secretário de Turismo Alexandre Passos, de parte da própria corrente da deputada, a Articulação de Esquerda, e do grupo do subsecretário de Trabalho, Tarciso Vargas, na corrente lulista.



O caso causou um grande desgaste para a candidata do PT, que só conseguiu viabilizar sua candidatura por conta de fatores externos do processo eleitoral. A resistência de Luiz Paulo (PSDB) e Luciano Rezende (PPS) inviabilizou o palanque de consenso de Hartung, que acabou recuando na disputa.



Durante boa parte da campanha, Iriny tentou reabilitar a imagem de Coser, que raras vezes apareceu na campanha da petista. Nesse sentido, para os meios políticos, o desfecho que se deu com a descoberta da manobra com Hartung já era esperado, mas não deve terminar por aí.



No momento, o PT só tem cabeça para pensar nas disputas municipais. Mas depois da eleição, a tendência é de que a postura do prefeito seja avaliada internamente e o clima dentro do PT deve ficar pesado, afinal, já existe uma ideia de que essa aproximação de Coser com Hartung prejudicou o partido e a situação de Coser dentro do PT deve ficar muito ruim, com reflexos em suas pretensões futuras.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/