Quarta, 08 Mai 2024

Quatro ex-prefeitos da GV podem tentar eleição à Câmara dos Deputados em 2014

Quatro ex-prefeitos da GV podem tentar eleição à Câmara dos Deputados em 2014
Entre as novidades que irão movimentar a eleição proporcional no próximo ano, a presença de quatros ex-prefeitos da Grande Vitória que deixaram os cargos no final do ano passado, acirrando ainda mais a disputa na Câmara de Deputados. 
 
Os dois ex-prefeitos do PT João Coser (Vitória) e Helder Salomão (Cariacica) são incógnitas para a disputa. Eles não saíram derrotados, já que encerraram seus segundos mandatos, mas não fizeram sucessores em seus municípios. Embora Coser sinalize a possibilidade de disputar o governo do Estado ou o Senado, para o mercado político a impressão é que ele poderá entrar na disputa de deputado federal. 
 
Já o ex-prefeito Helder Salomão deixou a Prefeitura de Cariacica em uma situação política melhor que a do colega de partido, mas a atuação na Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos não vem dando a projeção necessária para alavancar a candidatura. Em favor de Helder há o enorme eleitorado de Cariacica, mas sair com uma votação grande no município vai depender não só do capital dele, mas também do desempenho do atual prefeito do município Geraldo Luzia (PPS), o Juninho, que por enquanto conta com a simpatia do eleitorado. 
 
Helder e Coser têm ainda problemas internos para garantir suas eleições. O PT, que hoje tem apenas uma cadeira na Câmara, tem uma saturação de candidatos para a disputa do próximo ano. Também entram na disputa de federal o vice-governador Givaldo Vieira, que vem circulando o Estado em busca de ampliar sua base eleitoral, e a deputada federal Iriny Lopes, que vai brigar pela disputa à reeleição.
 
No maior colégio eleitoral do Estado, a Serra, o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) deve sair com uma votação significativa para a disputa, embora sozinho o município talvez não dê todos os votos que ele necessite, até pela rivalidade com outros nomes como o secretário de Esportes do Estado, Vandinho Leite (PSB), que será apoiado pelo atual prefeito Audifax Barcelos (PSB), adversário político de Vidigal. 
 
Mas as chances de Vidigal são grandes em conseguir uma das nove cadeiras na Câmara, ainda mais se ele fizer dobradinha com a candidatura a deputada estadual da mulher, Sueli Vidigal (PDT), hoje na Câmara dos Deputados. 
 
Já em Vila Velha, o ex-prefeito Neucimar Fraga (PV) tem ainda um capital eleitoral capaz de colocá-lo como um dos favoritos à disputa. Ele perdeu a reeleição para Rodney Miranda (DEM), mas a disputa foi acirrada. Como o prefeito também enfrenta dificuldades em sua gestão, Neucimar poderá conseguir capitalizar no município. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/