Domingo, 28 Abril 2024

Rodney Miranda quer se credenciar como articulador político das eleições de 2014

Rodney Miranda quer se credenciar como articulador político das eleições de 2014

Até antes da disputa eleitoral do ano passado, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), admitia que ainda tinha pouco experiência na política. Não era raro lançar mão da frase: “Não sou político profissional”. Mas depois de sua ascensão à prefeitura de Vila Velha vem fazendo apontamentos sobre a política estadual.



Em entrevista ao jornal A Tribuna nesse domingo (10), o prefeito fala sobre as movimentações de seu principal aliado político, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Diz que tem certeza de que Hartung não disputará o governo do Estado e também descarta uma candidatura dele ao Senado. Faz isso com base nas conversas que têm com o peemedebista.



A estratégia de Hartung em usar emissários para testar o mercado político já é conhecida desde quanto estava no governo do Estado. Por isso, as declarações de Rodney não garantem a saída do governador do páreo. Tudo vai depender na verdade da conjuntura política que vai se desenhar para o próximo ano.



Se Hartung conseguir limpar o campo eleitoral, construindo um apoio de consenso em torno de seu nome, pode sim, disputar uma vaga no ano que vem. O que não significará necessariamente um racha com o governado Renato Casagrande, que é dependente do sistema político criado por Hartung para garantir sua reeleição.



Rodney também falou à imprensa sobre a possibilidade de o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), disputar uma vaga de deputado federal no próximo ano. Esse movimento que poderia ajudar o DEM a se fortalecer no Estado, dificilmente se realizará, devido ao desgaste político sofrido pelo deputado estadual neste ano.



O prefeito parece ter uma ideia de chapa completa como estratégia de dar musculatura ao DEM capixaba. No rol dos possíveis candidatos proporcionais , além de Theodorico Ferraço para federal, Rodney aposta em outros nomes envolvidos no escândalo desbaratado pela Operação Derrama. Como candidatos a deputado estadual ele "lança" Edson Magalhães e Norma Ayub, respectivamente ex-prefeitos de Guarapari e Itapemirim. Ele acredita que depois do escândalo, os ex-prefeitos, que ficaram presos em função da operação, saíram fortalecidos do episódio e podem se credenciar à disputa do próximo ano.



Prefeito de um dos maiores colégios eleitorais do Estado, Rodney dá a impressão de que pretende influir nas articulações para a disputa do próximo ano. Mas para isso, precisará vencer as dificuldades do início do mandato, já que as investidas contra o antecessor já começam a passar do tempo e a cidade começa a cobrar respostas do prefeito.



Além disso, precisa dar mais peso ao seu partido para conseguir entrar na mesa de negociação. Por enquanto, as decisões devem continuar passado pelo governador Renato Casagrande e o ex-governador Paulo Hartung. O nome do DEM em condições de participar desse jogo, por enquanto, é Theodorico Ferraço.



 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/