domingo, novembro 9, 2025
20.9 C
Vitória
domingo, novembro 9, 2025
domingo, novembro 9, 2025

Leia Também:

Se aceitar proposta de Hartung, Max Filho vai polarizar disputa com Neucimar em Vila Velha

Os meios políticos canelas-verdes começam a avaliar as possibilidades de cenário com ou sem a entrada do deputado federal Max Filho (PSDB) na disputa deste ano. Partindo do pressuposto que ele aceite a proposta do governador Paulo Hartung (PMDB) de receber apoio palaciano na disputa pela prefeitura de Vila Velha, a ideia é de que haverá uma disputa polarizada entre Max o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD). E, neste caso, a impressão dos meios políticos é de que haverá dois candidatos com o selo do Palácio Anchieta.
Isso porque, Neucimar Fraga, embora tenha sido candidato de Renato Casagrande (PSB) ao Senado, evita aproximação com o ex-governador. O socialista não deve ter espaço em seu palanque. Mas Casagrande não pode ficar fora da disputa indireta com Hartung no maior colégio eleitoral do Estado. A saída será apoiar um candidato do partido, ao que tudo indica o Professor Júnior Bola, que se filiou ao ninho da pomba no ano passado. 
O receio de Neucimar em relação à aproximação com Casagrande não é o processo eleitoral, mas em caso de vitória, ele teme sofrer embargo de Paulo Hartung. Ele sabe muito bem o preço de ser isolado pelo governador. Max Filho que o diga.
Já a entrada de Max Filho na disputa eleitoral é mais vantajosa para o governador do que para o deputado federal. Max, no PSDB, promoveu um fortalecimento do partido e vem sendo visto como uma liderança estadual forte. O deputado vem circulando por todo o Estado e criando musculatura para uma disputa ao governo em 2018.
Sendo candidato a prefeito de Vila Velha, Hartung o saca desse jogo, limitando sua atuação ao município e evitando os riscos de ter a família Mauro em um possível enfrentamento futuro. Com isso, também evita o desgaste político de ter de subir no palanque fragilizado do prefeito Rodney Miranda (DEM) e sofrer uma derrota, que a essa altura do campeonato, já é dada como certa. 
Mas para as lideranças políticas, independentemente da resposta de Max Filho à proposta palaciana, já foi criada a inviabilização da parceria de Rodney com Hartung na eleição. O governador até que tentou alavancar a imagem do demista, prometendo até ser um segundo prefeito para a cidade, mas a popularidade do prefeito não cresce. Já se tentou de tudo. Até Amaro Neto (Solidariedade) emprestou sua imagem a Rodney, mas a estratégia também não conseguiu reerguer a popularidade do prefeito. 
Se Max Filho disser não ao projeto palaciano, a situação em Vila Velha fica mais favorável a Neucimar Fraga. Max tentou fazer uma aliança com uma terceira e importante liderança do município, o deputado estadual Hércules Silveira tentando filiá-lo ao PSDB para apoiá-lo na disputa – o que confirma que o projeto do deputado federal era encontrar um nome forte que o desobrigasse de entrar na disputa. Mas Hércules preferiu manter a filiação ao PMDB, mesmo sabendo que não terá o apoio do governador na campanha. 
Neste sentido, as lideranças políticas acreditam que mesmo tendo uma grande popularidade, Hércules pode ficar fora do pleito. Quanto a Max, poderá buscar outro nome que represente renovação dentro de seu grupo político para apoiar na disputa.

Mais Lidas