Quarta, 24 Abril 2024

Sem Donati, eleição fica polarizada entre Pé de Boi e Geralda

Sem Donati, eleição fica polarizada entre Pé de Boi e Geralda

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) confirmou, nessa segunda-feira (1), a cassação do registro de candidatura do prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado) Jorge Donati (PSDB), que tentava a reeleição. A decisão do TRE foi unânime. Os juízes entenderam que o tucano fez propaganda antecipada. A defesa de Donati já avisou que vai recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O advogado do prefeito chegou a dizer que a decisão contra o seu cliente é inédita no País, dando a entender que o candidato é vítima de perseguição. 

 
Polêmica à parte, o fato é que a decisão tira Jorge Donati da disputa e abre espaço para o crescimento das candidaturas dos seus dois adversários: o ex-prefeito Manoel Pé de Boi (PSB) e a candidata do Psol Maria Geralda Adão. Nesta reta final, ambos estão empenhados em convencer o eleitor barrense que o tucano está fora e o mais sensato é fazer a escolha entre os dois que restaram no páreo.
 
Mesmo com Donati barrado pela Justiça Eleitoral, Pé de Boi e Geralda sabem que  o eleitor fiel ao candidato do PSDB aguarda uma sinalização do prefeito para decidir o que fará com o seu voto no próximo domingo (7).
 
Nas ruas da cidade, o comentário é que Donati estuda a possibilidade de indicar um substituto até sexta-feira (2), que ainda teria a candidatura submetida ao TRE. O nome cogitado é do ex-diretor do Banestes Sebastião Bussular Júnior. Diretor da Donati Agrícola, Bussular cuida dos negócios pessoais do prefeito. 
 
Caso o tucano confirme Bussular como seu substituto, no dia 7, o eleitor que pretende votar no candidato indicado por Donati, verá na urna o nome e a foto do atual prefeito, mas estará votando no substituto. 
 
Correndo por fora, Pé de Boi se esforça para mostrar ao eleitor que é a melhor opção. Caso não houvesse essa reviravolta jurídica, o ex-prefeito do PSB, provavelmente, amargaria uma derrota nas urnas para o atual prefeito, mas, agora, diante de um novo cenário,  ele anda pelas ruas esbanjando otimismo. 
 
A partir do momento em que a candidatura de Donati começou a enroscar na Justiça, a representante do Psol também vem crescendo. Comenta-se na cidade que os eleitores de Donati estariam dispostos a votar em Geralda em protesto à decisão da Justiça. Os defensores da candidatura do prefeito afirmam que quem vota em Donati não vota em Pé de Boi. Ou seja, na ausência de Donati, ou os eleitores votariam em Geralda ou no candidato indicado pelo prefeito. 
 
Os apoiadores de Pé de Boi ponderam o nome de Geralda como uma terceira via. Eles lembram que a candidata a vice do Psol, a também professora Elisângela Bonelá dos Santos, é muito ligada à família do prefeito. Inclusive, o marido da candidata a vice é o coordenador da campanha de Donati no distrito de Itaúnas, 22 km de Conceição da Barra.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/