Sexta, 19 Abril 2024

Servidores públicos dizem em outdoor que governador não cumpriu acordo

outdoor_frente_reajuste_naocumpriu_divulgacao Divulgação
Divulgação

"Não cumpriu" é a frase carimbada em vários outdoors afixados em algumas das principais vias da Grande Vitória, nesta quarta-feira (2), pela Frente Unificada de Valorização Salarial (FUVS), que reúne entidades da área de segurança pública, em protesto à reposição salarial com índices abaixo da inflação anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB). "Governador, aguardamos o cumprimento do acordo com os policiais civis, policiais militares e bombeiros militares" acrescenta a mensagem, que reivindica reajuste linear de dezembro de 2020, 2021 e 2022.

Neste mesmo dia, o governo encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa, que realizou pela manhã a sessão solene de instalação dos trabalhos deste ano, formalizando o reajuste linear de 6% para todos os servidores, que passa a vale a partir deste mês, representando um acréscimo na despesa de cerca de R$ 400 milhões. A matéria deverá ser apreciada e votada na sessão ordinária da próxima segunda-feira (7).

O índice desagradou não apenas os servidores da segurança pública. As diversas categorias que compõem o funcionalismo público se articulam a fim de definir outras formas de protesto, sem descartar inclusive uma greve. Os servidores reclamam da falta de diálogo do governo, que não aceita negociação. "Um desrespeito aos servidores, que durante toda a pandemia continuaram atuando pela sociedade", ressaltou Iran Milanez, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES).

A Frente Unificada programa reuniões a partir desta quarta-feira para viabilizar ações, definidas em assembleia geral, transformada em permanente, realizada no último dia 19, com a participação de 300 servidores, ocasião em que reafirmaram a cobrança por uma reposição de 16,1% . Além disso, as entidades aprovaram a organização de uma campanha sobre o que consideram descaso do governo com os profissionais da segurança pública, cuja repercussão, segundo acreditam, atingirá o processo eleitoral deste ano.

Os servidores da segurança reivindicam um reajuste linear sobre a inflação, de 2020 e 2021, resultante do acordo formalizado em 2020. O pessoal aponta "um reajuste de 4% em março 2020, julho de 2021 e julho de 2022, além de reajuste linear da inflação em dezembro de 2020, 2021 e 2022, e incorporação de uma GSE [Gratificação de Serviço Extra] de 6 horas em março de 2020 para as categorias de soldado a 1º tenente, com redução do percentual de 25,75% para 21,75% de soldado para cabo em julho de 2021 e incorporação de uma GSE em dezembro de 2022.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/