Domingo, 28 Abril 2024

Vereador Gilvan da Federal é denunciado por agressões verbais a jornalistas

gilvan_federal_1_redessociais Redes sociais

As frequentes agressões verbais do vereador de Vitória Gilvan da Federal (Patri) proferidas na Câmara Municipal contra jornalistas no exercício profissional, que atingem toda a imprensa, motivou o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES) a apresentar uma representação contra o parlamentar, com pedido de instauração de processo disciplinar, ante o abuso das prerrogativas constitucionais.

Os atos do vereador, incompatíveis com o decoro parlamentar, são questionados em denúncias encaminhadas ao corregedor- geral da Câmara, Anderson Goggi (PTB), com data dessa segunda-feira (20), fazendo referência a fatos ocorridos nas sessões plenárias dos dias 3 de maio, 17 de julho e 25 de agosto deste ano.

"Entendemos que é preciso coibir com todos os mecanismos legais o discurso de ódio infundado contra o jornalismo profissional e qualificado. É dever dos demais parlamentares fazer com que as leis sejam cumpridas, sendo inaceitável justificarem ataques e ofensas como liberdade de expressão", comenta Douglas Dantas, coordenador-geral do Sindijornalistas e diretor da Federação nacional da categoria – Fenaj.

O dirigente sindical argumenta que "todas as medidas estão sendo tomadas para evitar novos ataques aos profissionais jornalistas", ressaltando, na denúncia, que "houve julgamento sobre a conduta profissional em que se pretendeu imputar a jornalistas vieses políticos partidários quando em exercício profissional para empresas de comunicação na qual são vinculados por relação empregatícia".

Gilvan tem se notabilizado por um comportamento agressivo e desrespeitoso nas sessões da Câmara de Vereadores, no estilo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de quem é seguidor. Além dos jornalistas, já protagonizou agressões às vereadoras Camila Valadão (Psol) e Karla Coser (PT), sempre com o objetivo de criminalizar atos em defesa de direitos dos trabalhadores.

O vereador, segundo a denúncia do Sindijornalistas-ES, "durante o discurso em plenário proferiu diversas agressões verbais e imputações ofensivas à honra e reputação direcionadas a uma jornalista e à classe jornalística como um todo".

A representação do órgão sindical, amparada no artigo 8º, III, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, e no Regimento Interno da Câmara de Vitória, pede que a "presente representação seja encaminhada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar desta Casa ou ao órgão competente para deliberar a respeito, para que esta adote as medidas previstas nos dispositivos legais".

Destaca o documento o papel da imprensa, que é "proporcionar notícia à população segundo ditames da empresa comunicadora, ou seja, as pautas e colunas publicadas são de propriedade das empresas jornalísticas e passam pelo crivo de diretoria, razão pela qual é injusto o ataque ao jornalista trabalhador".

O sindicato aponta que o vereador, ao "imputar prática política partidária no exercício da função com a acusação de parcialidade da classe jornalística ofende a reputação, dignidade e honra daqueles que exercem a profissão seguindo os preceitos éticos entabulados para a profissão".

Comenta, ainda, que por meio de frases como "não é jornalista", "deve voltar à faculdade" ou "que está a serviço de determinado político", o vereador abusa do direito à imunidade parlamentar, pois ofende a honra e a dignidade do trabalhador contidos nos artigos 1º, incisos III e IV da Constituição.

E destaca: "A Carta Magna ainda estabelece como garantia fundamental a livre manifestação do pensamento, expressão de atividade de comunicação e o exercício de qualquer trabalho (artigo 5º, incisos IV, IX, XIII). Vale mencionar que a imunidade parlamentar também é direito constitucionalmente previsto no artigo 53. Neste sentido, as garantias constitucionais devem coexistir e ninguém poderá abusar de seu direito sob pena de infração constitucional".

Na conclusão, a denúncia pontua: "Ademais, resta claro que as manifestações ocorridas nas respeitáveis sessões plenárias no tocante à classe jornalística em nada se coadunam com as pautas do dia, ou seja, são completamente diversas das matérias legislativas e debates, o que ofende inclusive o Regimento Interno da Câmara".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 5

Higor em Quarta, 22 Setembro 2021 22:21

O Judiciário há de afastar este cidadão do exercício da função pública (mandato parlamentar) mediante provocação dos órgãos de controle externo o de particulares diante de sua conduta incompatível reiteradas vezes com o exercício da função pública.

O Judiciário há de afastar este cidadão do exercício da função pública (mandato parlamentar) mediante provocação dos órgãos de controle externo o de particulares diante de sua conduta incompatível reiteradas vezes com o exercício da função pública.
Rodrigo Freire em Quinta, 23 Setembro 2021 13:06

Parla, parlamentar!!! Discursos de vereador faz parte da luta política e são protegidos pela Constituição

Parla, parlamentar!!! Discursos de vereador faz parte da luta política e são protegidos pela Constituição
Josivan em Quinta, 23 Setembro 2021 13:18

Parabéns Gilvan, a imprensa brasileira já passou do fundo do poço há muito tempo.

Parabéns Gilvan, a imprensa brasileira já passou do fundo do poço há muito tempo.
Marlon em Quinta, 23 Setembro 2021 13:32

A Imprensa não notícia a verdade, e o vereador Gilvan diz a verdade sempre o que não é bom para à imprensa,
Vereador possui imunidade parlamentar, pode falar o que quiser, espero que seja governador do nosso estado para secar a teta dos meios de comunicação comunistas!!

A Imprensa não notícia a verdade, e o vereador Gilvan diz a verdade sempre o que não é bom para à imprensa, Vereador possui imunidade parlamentar, pode falar o que quiser, espero que seja governador do nosso estado para secar a teta dos meios de comunicação comunistas!!
Seu Madruga em Quinta, 23 Setembro 2021 19:52

Parabéns vereador Gilvan. Continue desmascarando essa turma. Não são jornalistas, são militantes disfarçados de jornalistas.

Parabéns vereador Gilvan. Continue desmascarando essa turma. Não são jornalistas, são militantes disfarçados de jornalistas.
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/