Quarta, 24 Abril 2024

Calendário de vacinação de grupos prioritários será divulgado nesta sexta-feira

astrazenica_fio_cruz Fiocruz

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (5), o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou que nesta semana a Comissão Intergestora Bipartite irá estabelecer um cronograma de imunização contra a Covid-19 para os grupos prioritários pendentes. Também será estudada a possibilidade de inclusão de novos grupos, levando em consideração a reserva técnica e as demandas apresentadas pela sociedade civil.

Esses grupos prioritários serão vacinados em julho e agosto. As informações serão divulgadas por meio de uma resolução, na próxima sexta-feira (9). "Julho pode ser de grande avanço da população capixaba", ressalta Nésio. 

Ao longo do processo de imunização no Espírito Santo, aconteceram várias mobilizações para inclusão de alguns segmentos entre os grupos prioritários, tendo alcançado êxito na reivindicação categorias como as dos portuários e rodoviários. Outros trabalhadores também pleiteiam ingressar nos grupos prioritários, a exemplo dos comerciários e jornalistas.

Além disso, nesta terça-feira (6), serão vacinados 23 adolescentes que têm Fibrose Cística, doença crônica que afeta principalmente pulmões, pâncreas e sistema digestivo. Os demais capixabas que têm essa doença, informou o secretário, já foram vacinados no grupo de pessoas de mais de 18 anos com comorbidades.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, também participou da coletiva e destacou a necessidade de as pessoas não escolherem vacina. "Durante o tempo que espera para agendar a vacina que a pessoa quer, ela pode contrair Covid-19. Toda vacina diminui a gravidade da doença. Não é boa estratégia escolher. Boa estratégia é tomar a que está disponível no momento", defende.

Nésio Fernandes destacou que a expectativa é de que em julho o Espírito Santo receba mais de um milhão de doses de imunizantes. De acordo com ele, o estado já tem 54% da população vacinada em primeira dose.

O secretário destacou que a imunidade coletiva deve ser com a aplicação das duas doses e alertou principalmente os jovens para a necessidade de seguir os protocolos sanitários, evitando, por exemplo, aglomerações em festas. "Novas variantes podem ter nos jovens os vetores para atingir quem não está totalmente imunizado", alerta. 

Painel de Vacinação

O secretário estadual de Saúde informou que, na próxima sexta-feira (9), será lançado o portal único de vacinação do Espírito Santo, por meio do qual as pessoas podem agendar vacinas nos municípios. De acordo com ele, a adesão das gestões municipais é facultativa. "É uma nova forma de organização da imunização no Estado, mas se o município já possui sistema online, ele pode preservar", diz.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/