Quinta, 25 Abril 2024

Casos de Covid-19 também voltam a crescer entre etnias indígenas do Estado

dsei-mg-es-atendimento-2-jpg-1 Dsei MG/ES
Dsei MG/ES

O aumento dos casos de Covid-19 no Espírito Santo já se reflete entre as etnias indígenas do Estado. Dados do Painel Covid-19 indicam 17 casos confirmados do dia 1º de janeiro até esta segunda-feira (10), número maior do que os casos confirmados em todo o mês de outubro, quando a plataforma registrou 14 pessoas contaminadas pela doença.

É possível verificar o aumento no número de casos desde o último mês. Em novembro, 25 casos foram registrados, enquanto, em dezembro, o número de testes positivos saltou para 40. Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) contabiliza 1.061 casos confirmados e 14 óbitos causados pela Covid-19 entre etnias indígenas.

O aumento também é confirmado pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), responsável pelo atendimento a indígenas em todo o Brasil. Conforme informações repassadas pela equipe do vereador de Aracruz Vilson Jaguareté (PT), a pasta reconhece que houve um aumento na procura por atendimento por causa de sintomas gripais em todas as aldeias do município, localizado no norte do Estado.

Apesar do aumento na procura, a única aldeia com casos confirmados é a de Caieiras Velha, onde o primeiro caso notificado em 2022 teria sido no dia quatro de janeiro. A Sesai contabiliza e monitora 13 casos na localidade, sem sinais de agravamento ou internações até o momento. A secretaria também aguarda o resultado de testes RT-PCR realizados nas demais aldeias.

Desde a última semana, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) tem alertado sobre o aumento de casos de Covid-19 e surto gripal nas aldeias indígenas. O órgão cobra ações efetivas do governo federal para combater o crescimento das doenças entre comunidades originárias.

"A pandemia da Covid-19 continua e estamos vivenciando também um surto gripal que tem atingido várias comunidades, aldeias e territórios indígenas, adoecendo nossos parentes e, em alguns casos, causando mortes (...) As comunidades estão relatando que há falta de assistência médica, medicamentos e equipamentos de proteção. É urgente que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) se manifeste e busque soluções emergenciais para evitar que o surto de gripe e Covid-19 se alastre ainda mais", destaca.

A Apib orienta que as comunidades continuem a seguir as medidas de prevenção à Covid-19, como o uso de máscaras, lavagem das mãos, testagem e vacinação. "Caso apresente sintomas, faça o teste de Covid e procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou Espaços de Campanha para testagem; Se testar positivo, mantenha o isolamento para não contaminar outras pessoas", informa a associação em um comunicado.

No Espírito Santo, a Sesa já alerta para a aceleração da Covid-19 neste início de janeiro. De acordo com o Secretário de Saúde, Nésio Fernandes, o estado passou de 1,9 mil casos na última semana de dezembro para 6,6 mil na primeira de janeiro, comportamento que ele atribui ao avanço da variante Ômicron somado às festas de fim de ano, que podem ter sido um gatilho para uma nova onda da doença no estado.

Nesta terça-feira (11), Nésio informou que, na última semana, o município de Vitória atingiu o maior pico de casos de Covid-19 de toda a pandemia do Coronavírus, com 409 casos confirmados no dia 05 de janeiro.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/