Sábado, 20 Abril 2024

Com três municípios em risco alto, novo Mapa Covid-ES começa a vigorar neste sábado

renato_casagrande_1_secom Secom

O 44º Mapa de Risco, divulgado nesta sexta-feira (12), excepcionalmente começará a valer no sábado (13). As novas regras para cada município começam a vigorar sempre nas segundas-feiras, mas, de acordo com o governador Renato Casagrande, é preciso dar um tratamento igualitário aos próximos dias de sábado, domingo, segunda e terça, pois, devido ao Carnaval, pode haver trânsito de pessoas entre os municípios. No novo mapa, as cidades que estão em risco alto são Águia Branca, Montanha e Venda Nova do Imigrante.

O número de locais em risco alto permanece o mesmo, portanto, se comparado com o último mapa. Já os de risco moderado diminuíram em oito, somando 37, e os de risco baixo aumentaram nessa mesma quantidade, ao todo 38.

Sesa
Renato Casagrande também falou sobre a reunião da manhã desta sexta-feira (12), da qual participou com os demais governadores e que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AP); e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-GO). Ele relata que os governadores pediram às Casas de Lei que continuem a ser uma ponte entre os governos e a gestão de Jair Bolsonaro (sem partido).

Também foi reivindicado que o Ministério da Saúde tenha o orçamento fortalecido em 2021. Renato Casagrande destacou que, por causa da pandemia, o governo do Espírito Santo investiu mais de R$ 700 milhões no ano passado do que em 2019, na área da saúde. Outra solicitação foi um cronograma mais definido de quando chegam as vacinas. Ele também reforçou que a prioridade, quando chegar a próxima remessa, é vacinar as pessoas com menos de 90 anos. "Pode ser acima de 85 ou de 80, vai depender da quantidade que chegar" explica.

O governador recomendou que não haja festas no Carnaval, que os protocolos sanitários sejam de fato cumpridos. O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento feito antes do governador, salientou que desde 25 de janeiro o Espírito Santo tem tido queda nas internações e que o não cumprimento dos protocolos pode mudar esse cenário.


Classificações

Trinta e sete municípios
estão em risco moderado. São eles: Afonso Cláudio, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Em risco baixo, estão 38: Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/