Quinta, 25 Abril 2024

Estado prepara vacinação de idosos acima de 90 anos e trabalhadores da saúde acima de 60

vacina_e_confia_casagrande_rodrigo_araujo_governo_es Rodrigo Araújo/Governo ES

Um ato simbólico nesta quinta-feira (4), às 15h, no Palácio Anchieta, Centro de Vitória, marcará o início da imunização dos idosos acima de 90 anos no Espírito Santo. E a Resolução nº Nº011/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (3), ampliou o grupo prioritário de trabalhadores da saúde a serem vacinados nesta primeira fase do plano nacional, atendendo também a todos os que possuem acima de 60 anos.

O governador Renato Casagrande twitou que a imunização desse grupo terá início de fato a partir da sexta-feira (5), sendo necessário conferir datas, locais e protocolos nos municípios. A massificação da medida, no entanto, depende do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que "não recebeu oficialmente por parte do Ministério da Saúde informações em relação à data de envio e quantitativo de doses do novo lote de vacinas a serem encaminhados ao Estado. Entretanto, o órgão federal pactuou com os estados brasileiros que o envio da próxima remessa de imunizantes será destinado a atender 100% da população acima dos 90 anos e mais 8% de doses para dar continuidade à imunização dos trabalhadores da saúde".

A chegada das doses é necessária para ambos os casos, mas, dada a garantia por parte do órgão federal, os municípios já estão se organizando. Como é o caso de Vila Velha e Vitória, que abriram, nesta quarta-feira, o agendamento para os trabalhadores da saúde acima de 60 anos.

Ampliação gradativa

A Sesa afirma que, entre os trabalhadores da saúde, já estão contemplados os profissionais vacinadores envolvidos na Campanha de Vacinação contra a Covid-19; trabalhadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's); trabalhadores das instituições das pessoas com deficiência (residências inclusivas); trabalhadores dos hospitais e maternidades; trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19; trabalhadores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs); trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS); trabalhadores dos laboratórios: Lacen, laboratórios que fazem RT-PCR Covid-19 e demais laboratórios; e trabalhadores da Vigilância em Saúde e outras áreas envolvidas em investigações de campo, relacionadas à Covid.

"O Estado vem trabalhando com priorizações de grupos dentro da população de trabalhadores da saúde, uma vez que ainda não recebemos doses suficientes para imunizar 100% deste público. Num primeiro momento, foram priorizados os trabalhadores da linha de frente ao atendimento de casos da Covid-19, e com disponibilidade de novas doses, iremos, por meio de pactuações, ampliar este quantitativo, assim como trabalhadores da saúde da iniciativa privada, de consultórios, até complementar 100%", explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.

Agendamento e documentos

No caso dos profissionais, a Sesa ressalta que é preciso levar, nas unidades de vacinação dos municípios, documento comprobatório de que pertencem ao grupo prioritário, como crachá do serviço de saúde, contracheque, carteira de trabalho, carteira do conselho de classe ou contrato de trabalho.

Em Vila Velha, o agendamento online já está disponível pra esse grupo no site da Prefeitura e a vacinação será feita em seis unidades de saúde: Coqueiral, Jaburuna, Vila Nova, Ibes, Barramares e Vila Batista. Para os moradores que não tiverem acesso à internet, o agendamento poderá ser feito diretamente na Unidade.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/