Sexta, 29 Março 2024

Espírito Santo permanece com oito municípios em risco alto para Covid-19

39_mapa_derisco_CreditosSesa Sesa

O 39º Mapa de Risco Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (8), permanece com oito municípios com risco alto para a doença, que são Colatina, Governador Lindemberg, Marilândia e São Mateus, no norte; Guaçuí, Mimoso do Sul e Muniz Freire, no sul; e Venda Nova do Imigrante, na região serrana. Desses, os três municípios do sul não estavam classificados como de risco alto no último mapa. As cidades de Governador Lindemberg, no norte; Alfredo Chaves, no sul; e Guarapari, na região metropolitana, que eram consideradas de risco alto no 38º Mapa, passam a figurar entre os 59 municípios de risco moderado.

O Mapa de Risco divulgado nesta sexta tem vigência entre a próxima segunda-feira (11) e o domingo (17). Além de Governador Lindemberg, Alfredo Chaves e Guarapari, também são considerados de risco moderado Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Aracruz, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama, Vila Valério, Alto Rio Novo, Pinheiros, Itaguaçu e Baixo Guandu, no norte.

Ao sul, Vargem Alta, Jerônio Monteiro, Alegre, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy, Castelo e Castelo. Na região serrana, Conceição do Castelo, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Santa Teresa. Na região metropolitana, Guarapari, Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. No Caparaó, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Divino de São Lourenço e Iúna. 

Os municípios de risco baixo são 11: Barra de São Francisco, Mantenópolis, Pedro Canário, Itarana e Vila Pavão, no norte; Iconha, Itapemirim, Muqui, Rio Novo do Sul e São José do Calçado, no sul; e Irupi, na região do Caparaó. 

O Painel Covid já registra 5287 óbitos por Covid-19 no Espírito Santo e 260.970 casos confirmados. 

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/