Quarta, 24 Abril 2024

Mapa mantém oito cidades em risco alto e sobe pra 54 os de risco moderado

38o_mapa_dr_risco

Na primeira semana de 2021, o Espírito Santo manterá oito municípios em risco alto para transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e sobe de 51 para 54 os de risco moderado, baixando para 16 os de risco baixo. 

O 38º Mapa de Risco foi divulgado na noite desta sexta-feira (1) pelo governo do Estado e terá validade entre a próxima segunda-feira (4) e o domingo (10). Também neste primeiro de janeiro, o Painel Covid confirmou 12 óbitos e 1.020 casos nas últimas 24 horas, totalizando, até o momento, 249.271 casos confirmados e 5.093 mortes pela doença. Dos 669 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis atualmente para a Covid-19, 80,57% estão ocupados.

No vermelho do próximo mapa de risco, continuam São Mateus e Linhares, no norte, Governador Lindemberg, no centro-oeste, Guarapari, na região metropolitana, e Alfredo Chaves, na microrregião do litoral sul. Desta pior classificação, saem Água Doce do Norte e Mantenópolis, no noroeste, além de Irupi, no Caparaó, que constam como risco alto até sábado (9), segundo o 37º mapa de risco, passando todos para o risco moderado. E entram Colatina e Marilândia, no centro-oeste, e Venda Nova do Imigrante, na sudoeste serrana, que estavam no amarelo. 

Outras mudanças foram na passagem do verde da semana atual para o amarelo, na próxima, em: São José do Calçado e Iúna, no Caparaó; Jaguaré e Pinheiros, no nordeste; Laranja da Terra, na sudoeste serrana; Itaguaçu, na central serrana; e São Gabriel da Palha, no centro-oeste. 

No sentido oposto, passaram do amarelo para o verde: Itapemirim e Rio Novo do Sul, no litoral sul; Fundão, na metropolitana; e Alto Rio Novo na centro-oeste. 

Classificação completa

RISCO ALTO: Alfredo Chaves, Colatina, Governador Lindemberg, Guarapari, Linhares, Marilândia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Anchieta, Anchieta, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Alegre, Alto Rio Novo, Apiacá, Boa Esperança, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Fundão, Itapemirim, Muqui, Pedro Canário, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão.

Matriz de Risco

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/