Domingo, 28 Abril 2024

Estado recebe 117 mil doses de Coronavac e AstraZeneca

covid_helio_filho_secom8 Hélio Filho/Secom

O Espírito Santo recebeu, na madrugada desta sexta-feira (14), mais 117,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19. São 65,2 mil da Coronavac (Sinovac/Butantan) e 52,2 mil da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz).

Das doses de Coronavac, 21,4 mil serão destinados à aplicação de segunda dose da população que se encontra com esquema vacinal em atraso, superior a 28 dias, nos grupos de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e trabalhadores da saúde.

Até o último dia seis de maio, 87,7 mil pessoas no Estado estavam no grupo que se encontrava em período de 28 dias completados da primeira dose e aptas a completarem o esquema vacinal contra a Covid-19 com a aplicação da D2, como aponta a Secretaria de Saúde (Sesa). 

O órgão diz que vem trabalhando para atualização dos dados e esclarece que a vacinação do público-alvo que já aguarda a D2 depende da distribuição do Ministério da Saúde. O Brasil, ressalta a Sesa, ainda vive em um cenário de escassez de doses da vacina Coronovac, devido ao desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, o que acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo o País.

Já os imunizantes da AstraZeneca serão para a primeira dose de pessoas com comorbidades, do grupo de forças de segurança e salvamento e dos trabalhadores da educação, .

As doses foram encaminhados à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição aos municípios da Região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central será ainda nesta sexta.

Gestantes e puérperas

O Espírito Santo continuará a suspensão de vacinação às gestantes e puérperas com doses da AstraZeneca, conforme comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Grávidas e puérperas com e sem comorbidades passarão a receber doses da vacina Pfizer/BioNTech. A continuidade da vacinação ocorrerá de maneira regionalizada.

Em relação ao cumprimento do esquema vacinal deste grupo que já foi vacinado com a D1 da AstraZeneca/Fiocruz, a Secretaria da Saúde aguarda orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e definições oficiais do Ministério da Saúde.

Anteriormente destinadas à Capital, Vitória, as doses da Pfizer/ BioNTech passarão a atender o público de gestantes e puérperas capixabas.

Foram definidas 14 cidades para receber as doses: Aracruz, Cachoeiro De Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitoria. Em relação à Região Sul de Saúde, as doses serão encaminhadas primeiramente à Regional e, após levantamento do quantitativo do público, serão encaminhadas a Cachoeiro de Itapemirim e a Guaçuí.

A organização da vacinação deste público será das gestões municipais, com articulação entre as cidades polos. A orientação, por parte da Secretaria da Saúde, é que sejam feitas estratégias mistas, com a participação de equipes volantes nos demais territórios ou levando-as aos pontos de vacinação das cidades definidas.

A logística de distribuição se deve às especificidades do imunizante, em especial ao seu armazenamento e manejo. Além disso, profissionais dos municípios selecionados participaram de capacitações com equipe estadual para aprendizagem das técnicas utilizadas para aplicação da Pfizer.

De acordo com orientações do Programa Nacional de Imunizações, as doses da Pfizer devem ser armazenadas em no máximo cinco dias à temperatura de +2°C a +8°C; até 14 dias à temperatura de -25°C à -15°C; ou durante toda a validade (seis meses) em freezer de ultra baixa temperatura (-80°C à-60°C).

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/