Dólar Comercial: R$ 5,76 • Euro: R$ 6,79
Terça, 13 Abril 2021

Governo anuncia abertura de leitos para Covid-19 no norte do Estado

leitosnortees_giovannipagotto_secom Giovani Pagotto/Secom

O governador Renato Casagrande anunciou, nesta segunda-feira (5), a abertura de mais 50 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 na região Centro-Norte de Saúde. A medida amplia a oferta de vagas em unidades referências na região, como o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 leitos de enfermaria, e no Hospital São Marcos, em Nova Venécia, com mais 10 leitos de enfermaria. "Já temos 151 leitos de UTI Covid-19 e vamos chegar a 267 de enfermaria nos próximos dias no norte", informou.

Casagrande aponta que os dez leitos a mais em Nova Venécia se somam aos 22 existentes. "Nova Venécia é uma cidade polo e, com o aumento no número de casos, precisamos ter esse suporte. Em São Mateus, estamos abrindo 30 leitos de enfermaria e dez de UTI. No dia 15, vamos abrir mais 60 leitos de enfermaria junto ao setor privado. Desta forma, estamos conseguindo atender à demanda, mas não sabemos até quando", alertou o governador.

Ele voltou a ressaltar a importância da população respeitar as medidas definidas pelo Governo do Estado para reduzir o contágio da doença. "É importante que a gente faça o que é certo e não o que é fácil. O mês de abril será apertado e talvez seja o período em que vamos ter o maior número de óbitos. Mas ainda assim, tem gente que não compreende a importância dessas medidas. Vamos abrir 500 leitos exclusivos para Covid-19 no Estado. Só que uma parte das pessoas internadas em um leito acaba perdendo a vida. Então não adianta só abrir leitos. O que precisamos é interromper a transmissão do vírus e para isso necessitamos cumprir os protocolos de saúde", reforçou.

Durante a visita ao Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, o governador conheceu as estruturas modulares que estão sendo instaladas em anexo à unidade para a disponibilização de 60 novos leitos de enfermaria para auxiliar o tratamento da Covid-19 na região. A previsão é de que as unidades passem a funcionar até o final do mês de abril.

Na última nesta sexta-feira (2), Casagrande anunciou a abertura de mais 500 leitos neste mês de abril, 200 de enfermaria e 300 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim, o Estado passará a contar com mais de 2 mil leitos entre UTI e enfermaria. No início de março, eram 724 leitos de UTI Covid, sendo abertos, desde então, cerca de 200, totalizando mais de 900, meta que estava estabelecida para final de abril, mas foi antecipada, devido ao agravamento da crise sanitária em todo o País.

As medidas efetivas pelo governo fazem parte do Programa Estadual "Leitos para Todos", instituído em abril de 2020, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19). 

Painel 

A ocupação de leitos no Estado está em 86,86%, incluindo enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Somente de UTI, o índice é de 94,99% e, de enfermaria, 78,87%. O Estado tem 1.933 leitos exclusivos para Covid-19.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 13 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/

No Internet Connection