Quarta, 24 Abril 2024

Grande Vitória permanece em risco extremo no novo Mapa de Risco da Covid-19

casagrande_leitos_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom

O Espírito Santo chegou ao 51º Mapa de Risco com 30 cidades em risco extremo, entre elas as da Grande Vitória; 39 em risco alto, como São Mateus, no norte; e nove em moderado, a exemplo de Laranja da Terra e Itarana, no sul; e Vila Pavão e Conceição da Barra, no noroeste e norte. Assim como no mapa anterior, não há nenhum município em risco baixo. O Mapa passa a vigorar na próxima segunda-feira (19).

No Mapa da semana passada, eram 42 municípios em risco extremo e 34 em alto. "Melhoramos a posição de alguns municípios. É sinal de migração, de melhoria. Está todo vermelho ainda, mas é sinal de que estamos avançando, só vamos continuar a avançar se houver disciplina", reforçou o governador Renato Casagrande.


A divulgação do novo Mapa foi feita na noite dessa sexta-feira por Casagrande em suas redes sociais. Ele recordou que, em risco extremo, o comércio pode funcionar somente nas quartas, quintas e sextas, com restrição de horário. Entretanto, como na próxima quarta é feriado, será possível aos comerciantes abrir os estabelecimentos comerciais na terça-feira (21).

Outra mudança informada foi em relação à educação. Nos municípios de risco alto, será permitido atendimento individual presencial, caso haja necessidade por parte do estudante. No risco extremo, as regras continuam as mesmas, sem aulas e abertura de escolas. Em cidades de risco moderado, permanece a possibilidade de optar entre o ensino presencial e o remoto.

Também houve mudança no que diz respeito aos postos de gasolina. Inserido entre os serviços essenciais, eles poderão abrir todos os dias, sem restrição de horário.


A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, a quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes, e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de Unidade de Terapia Intenstiva (UTI) exclusivos para tratamento da Covid-19.

Classificação


RISCO EXTREMO: Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iconha, Itarana, Laranja da Terra e Vila Pavão.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 3

Arthur em Domingo, 18 Abril 2021 01:23

GOVERNADOR FRAQUINHO E MILITANTE, TÁ VOLTANDO ÀS ORIGENS PETISTA.

ANO QUE VEM VOCÊ TERÁ O QUE MERECE NAS URNAS, PODE ESPERAR!!

TÃO INCOMPETENTE QUE COMO NÃO CONSEGUIU RESOLVER O CAUS DO TRANPORTE PÚBLICO, RESOLVEU DEIXAR A POPULAÇÃO SEM TRANSPORTE PÚBLICO.
SERÁ QUE NÃO PASSA PELA CABEÇA DESSA ANTA ALBINA QUE POBRE SE PASSAR MAL VAI AO HOSPITAL DE ÔNIBUS????

GOVERNADOR FRAQUINHO E MILITANTE, TÁ VOLTANDO ÀS ORIGENS PETISTA. ANO QUE VEM VOCÊ TERÁ O QUE MERECE NAS URNAS, PODE ESPERAR!! TÃO INCOMPETENTE QUE COMO NÃO CONSEGUIU RESOLVER O CAUS DO TRANPORTE PÚBLICO, RESOLVEU DEIXAR A POPULAÇÃO SEM TRANSPORTE PÚBLICO. SERÁ QUE NÃO PASSA PELA CABEÇA DESSA ANTA ALBINA QUE POBRE SE PASSAR MAL VAI AO HOSPITAL DE ÔNIBUS????
Patricio dos santos em Domingo, 18 Abril 2021 09:29

Ditadura, sempre da mesma forma, impõe o medo, atingem os mais necessitados, prendem os cidadãos, engordam o comércio, dilaceram as famílias, depois da um agrado. 4 anos passa rápido, só falta um.

Ditadura, sempre da mesma forma, impõe o medo, atingem os mais necessitados, prendem os cidadãos, engordam o comércio, dilaceram as famílias, depois da um agrado. 4 anos passa rápido, só falta um.
Fernando xavier em Domingo, 18 Abril 2021 16:21

Governadorzinho de merda, corrupto e vagabundo. Não vai ser governador para sempre. Ima hora vou encher esse sujeito de porrada.

Governadorzinho de merda, corrupto e vagabundo. Não vai ser governador para sempre. Ima hora vou encher esse sujeito de porrada.
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/