Quinta, 25 Abril 2024

Jovens entre 18 e 29 anos representam 43,2% dos óbitos por Covid-19 no Estado

19_04_nesio_reblin_CreditosSesa Sesa

Na terceira fase de expansão da Covid-19, nota-se um número maior de óbitos entre pessoas de 18 a 29 anos. O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, alerta que essa faixa etária representa, no período entre primeiro de fevereiro e 18 de abril, 43,25% dos óbitos. Entre outubro de 2020 e 28 de fevereiro, pessoas desse grupo representavam 25,45% dos óbitos hospitalares.

"O jovem precisa compreender que não está imune, que os cuidados com sua saúde e com a das pessoas que o cercam implicam em continuar usando máscara, usar álcool em gel e manter o distanciamento social", salienta o subsecretário de Vigilância Sanitária em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Nésio destacou que o Espírito Santo viveu uma fase de aceleração de casos entre 22 de fevereiro e 24 de março. De 25 de março a primeiro de abril, houve um comportamento de platô com posterior queda de casos observados. Na atualidade, diz Nésio, há queda mais rápida na quantidade de casos observados do que na primeira e na segunda fase da doença. Ele afirma também que são feitos cerca de 7 mil testes de RT-PCR por dia, sendo que, nos municípios, o número é de 900 a 1,2 mil testes de antígeno diários.

A meta é ampliar a testagem, assim como os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que, segundo Nésio, podem chegar a 1,5 mil, caso haja disponibilidade de recursos humanos. Ao longo de abril, prevê, os leitos de UTI podem ultrapassar 1,2 mil. A taxa de ocupação, segundo o secretário, é de 80,77%, mas ele destaca que a queda na porcentagem não se deu por causa da redução de pessoas contaminadas, mas pelo aumento na quantidade de leitos.

O secretário também informou que não há fila de espera pré-hospitalar e que as pessoas que precisam estão sendo atendidas em menos de 24 horas. Quanto à crise de falta de insumos, garante que está sendo superada com a aquisição, por exemplo, de medicamentos e kits de intubação.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/