Sexta, 26 Abril 2024

Mapa de Risco Covid-19 permanece com oito municípios em risco alto

40-MAPA-DE-RISCO_CreditosSesa Sesa

O Espírito Santo chegou ao seu 40º Mapa de Risco Covid-19 com 52 municípios em risco moderado, 18 em risco baixo e oito em risco alto. Estes últimos são Iúna e Guaçuí, na região do Caparaó; São Mateus, no norte; Conceição do Castelo, na região serrana; e Anchieta, Apiacá, Bom Jesus do Norte e Mimoso do Sul, no sul. Desses, Guaçuí, São Mateus e Mimoso do Sul já constam como de risco alto no atual mapa, que entrou em vigor nessa segunda-feira (11). O 40º Mapa de Risco terá vigência entre a próxima segunda-feira (17) e o domingo (24).

Os demais que constavam no 39º Mapa como de risco alto eram Colatina, Governador Lindemberg e Marilândia, no norte; Muniz Freire, no sul; e Venda Nova do Imigrante, na região serrana, que passaram para risco moderado. Também fazem parte desse grupo Águia Branca, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Mucurici, Governador Lindemberg, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Mantenópolis, Montanha, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Sooretama, e Vila Valério, no norte. 

Ao sul, as cidades consideradas de risco moderado são Alegre, Jerônimo Monteiro, Alfredo Chaves, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Marataízes, Muniz Freire, Piúma, Presidente Kennedy e Vargem Alta. Os municípios da Grande Vitória em risco moderado são Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória, Fundão e Serra. Na região do Caparaó, São José do Calçado, Divino de São Lourenço, Ibatiba e Ibitirama. Na região serrana, Domingos Martins, Santa Leopoldina, Afonso Claudio e Santa Teresa. 

Os de risco baixo são Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Ecoporanga, Laranja da Terra, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Vila Pavão, no norte; Marechal Floriano e Santa Maria de Jetibá, na região serrana; Dores do Rio Preto e Irupi, na região do Caparaó; Castelo, Itaguaçu, Itarana, Itapemirim, Muqui e Rio Novo do Sul, no sul. 

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Painel Covid-19

O Painel Covid-19 confirmou, nesta sexta-feira (15), mais 24 óbitos, 1.990 casos e 2.438 pessoas curadas, totalizando, 5.474 mortes, 273.031 infecções e 254.434 pessoas curadas até o momento.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/