Sábado, 27 Abril 2024

Marcha da Saúde denuncia terceirizações nos hospitais do Estado e desmonte do SUS

Trabalhadores da saúde pública capixaba vão às ruas, na próxima quinta-feira (5), reivindicar investimentos para os hospitais e unidades de saúde que atendem pelo Sistema Único da Saúde (SUS) e valorização para as diversas categorias que atuam na área. A Marcha da Saúde, que também antecipa o Dia Mundial da Saúde, lembrado no dia 7 de abril, terá concentração a partir das 9 horas, na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, com passeata até o Palácio Anchieta. 
 
Reuniões de organização e estratégias de mobilização têm sido realizadas há alguns meses na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado (Sindsaúde-ES).
 
Essa é a terceira edição da Marcha da Saúde, que, em 2016 e 2017, levou centenas de pessoas às ruas da capital capixaba. Nesta edição de 2018, além das questões relacionadas à saúde, também haverá um enfoque de defesa dos direitos humanos, abordando a necessidade de enfrentamento do extermínio da juventude negra em curso nas periferias. 
 
As pautas da manifestação são a luta contra o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) e o congelamento de recursos para as áreas sociais. Além disso, os trabalhadores pretendem dar evidência à situação precária dos hospitais estaduais, que estão sendo entregues a Organizações Sociais (Os). O processo de terceirização tem precarizado o trabalho e piorado os serviços prestados à população. A Marcha também se coloca contrária às reformas Trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB). 
 
No caso das privatizações dos hospitais estaduais, que estão sendo entregues, em pacotes, para serem administrados por OSs, o resultado tem sido uma série de reclamações dos usuários, que relatam falta de preparo dos funcionários (também insuficientes para a demanda), desorganização, entre outros problemas. 



São parceiros para realização do evento o Sindienfermeiros, CUT-ES, Círculo palmarino, Fórum da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), Federação das Associações de Moradores de Cariacica (Famoc), Sindpúblico, além do movimento estudantil e outras sociedades do movimento social. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/