Sábado, 20 Abril 2024

Médicos de apoio atenderão na USB da Fonte Grande, afirma PMV

UBS_Fonte__Grande_FotoGoogle_Maps Google Maps

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Afonso Schwab, da Fonte Grande, em Vitória, contará com médicos de apoio a partir desta segunda-feira (25) para atendimento à população, devido ao início das férias da única médica da família que atua no local. A iniciativa, entretanto, ainda não está a contento dos moradores, pois acreditam que não irá atende às necessidades. Eles almejam uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Fabrícia Forza Pereira Lima de Oliveira, para tratar da falta de profissionais no equipamento.

A informação sobre a atuação dos médicos de apoio foi passada pela Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), após matéria veiculada por Século Diário nessa quinta-feira (21), na qual os moradores mostram preocupação com a possibilidade de ficar sem atendimento a partir da próxima semana.

Segundo a Associação dos Moradores do Centro (Amacentro), foi informado ao Conselho Local de Saúde da UBS que haveria os médicos de apoio, o que , acredita, não garante de fato o atendimento. O presidente da entidade, Lino Feletti, afirma que esses profissionais atenderão demandas pontuais, sendo necessário, portanto, um médico substituto.

"Eles não vão conseguir atender o básico. São três vagas de médico da família, somente uma está ocupada, que é a da profissional que vai sair de férias. Se as outras vagas estivessem preenchidas, não teria problema a cobertura das férias por médicos de apoio, mas na falta dos demais profissionais, é preciso um médico substituto", ressalta.

Lino destaca que um dos princípios da Saúde da Família é o vínculo com a comunidade, o que não é possível por meio da atuação de médicos de apoio. A Amacentro, junto com os movimentos comunitários da Fonte Grande e do Bairro Piedade, aguarda resposta quanto ao pedido de reunião para tratar da necessidade de contratação de outros dois profissionais para preencher as vagas em vacância e do médico substituto.

As datas sugeridas pela entidade para a realização da reunião foram essa quinta-feira (21) e a segunda-feira (25). Caso não haja retorno, as entidades irão discutir quais medidas tomar. A UBS atende moradores dos morros da Piedade, Fonte Grande e Capixaba, além de parte do Centro de Vitória. Lino chama atenção para o fato de que um grande número desses usuários faz parte de uma camada mais carente da população.

Unidade Básica de Saúde da Fonte Grande ficará sem médico a partir de segunda

Única medica da família entrará de férias e não há outros profissionais para atender a população
https://www.seculodiario.com.br/direitos/2022-07-21-20-46-21

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/