Sábado, 27 Abril 2024

Meninos com idades entre 11 e 14 anos deverão ser imunizados contra o HPV

Os meninos com idade a partir de 11 anos até 14 anos de idade deverão ser imunizados contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), vacina que entrou no calendário obrigatório de imunizações. Em janeiro deste ano, a vacina havia sido liberada para meninos de 12 e 13 anos, mas os garotos com idades entre 11 e 14 anos também deverão ser imunizados nas unidades de saúde dos municípios do Estado.



Em Vila Velha, por exemplo, todas as unidades de saúde terão vacinas disponibilizadas para atender a este público. A vacina entrou na lista de rotina das salas de imunização no município.



A faixa-etária para imunização de meninos contra o HPV será gradativamente ampliada até 2020, quando serão incluídos meninos com idades a partir de 9 anos até 13 anos.



Atualmente, a vacina contra HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). Portanto, o Brasil assegura a sétima posição e a vanguarda na América Latina. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).



A estratégia de imunização de meninos tem o objetivo de prevenir os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/