Quinta, 25 Abril 2024

Número de óbitos ainda é um sinal muito ruim da pandemia, avalia Casagrande

renato_casagrande_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom
O número de óbitos pelo novo coronavírus, registrado diariamente no Espírito Santo, é "um sinal muito ruim ainda" do comportamento da pandemia de Covid-19. A declaração foi dada pelo governador Renato Casagrande (PSB) em pronunciamento em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (24), quando o Painel Covid-19 confirmou mais 32 óbitos pela doença. 

De fato, segundo o MonitoraCovid-19, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), o Espírito Santo tem a oitava maior mortalidade – número de mortes por 100 mil habitantes.

O Painel apresenta uma estimativa da situação do Brasil e Unidades Federativas baseada no número de casos e óbitos notificados e em cenários baseados no comportamento da doença em outros países. Segundo dados apurados até essa quinta-feira (23), a taxa capixaba está em 57,60, atrás apenas do Ceará (80,66), Amazonas (75,88), Roraima (72,56), Rio de Janeiro (72,18), Pará (64,97), Pernambuco (64,58) e Amapá (63,59).

O mais bem-sucedido na prevenção de mortes é Mato Grosso do Sul (9,47), destacando-se também os estados da região sul: Santa Catarina (11,20), Rio Grande do Sul (12,75) e Paraná (13,42).

Picos

O ICICT/Fiocruz mostra também a evolução dos óbitos por município. Na Linha do Tempo, cada semana epidemiológica recebe uma classificação por cor, saindo do azul escuro (menos casos), passando pelo azul claro, verde escuro, verde claro, amarelo claro, amarelo escuro, laranja e vermelho, esta última indicando o momento de picos de mortes em cada município. 

A semana epidemiológica (SE) do gráfico é a de número 29. Nela, atravessam seu pico de óbitos 15 municípios. Aracruz, Conceição da Barra, Guaçuí, Laranja da Terra, Linhares, Pedro Canário, Presidente Kennedy e Vila Valério estão vivendo agora seu primeiro pico. Já Boa Esperança, São Roque do Canaã, Mantenópolis, Barra de São Francisco, Mimoso do Sul, Ibiraçu e Irupi já viveram picos em semanas anteriores, tendo retornado para a situação crítica de óbitos novamente agora.

O pico foi registrado na semana anterior em Castelo, Colatina, Guarapari, Piúma, Rio Novo do Sul, São Gabriel da Palha, São Mateus, Vargem Alta.

O primeiro a registrar pico foi Fundão, na SE 19, seguido de Afonso Claudio, Águia Branca e Alfredo Chaves, que tiveram como mais difícil a semana SE 20.

Entre os municípios mais populosos da Grande Vitória, Serra foi o primeiro a atingir o pico, na semana 23, estando agora com cor verde claro. Vitória foi na 24, estando atualmente em amarelo claro. Cariacica teve um pico na 23 e outro na 25, chegando ao verde claro na SE 28, mas voltando ao laranja claro nesta 29ª. 

Vila Velha também teve dois picos, nas mesmas semanas que Cariacica, em seguida reduziu, voltou a subir por duas semanas, chegando ao laranja claro, e retornando ao amarelo mais claro atualmente.

Mesmo sem comentar diretamente os dados do instituto nacional, Casagrande reforçou seu pedido rotineiro, em seu pronunciamento. "Nosso esforço é reduzir o número de mortos no Espírito Santo. É por isso que a gente continua pedindo a ajuda de vocês. Continue no distanciamento social, uso das máscaras, procedimentos de higiene". 

Bons sinais

Ainda durante a coletiva, o governador abordou os "bons sinais" de controle da pandemia: a redução do índice de transmissão (Rt), tanto na Grande Vitória, "aparentemente está abaixo de 1", quanto no interior, onde, nesta semana, "conseguimos ver um sinal de estabilidade, com o número de casos ativos parando de crescer em diversos municípios importantes do interior", indicando uma possível estabilidade a ser em breve alcançada nessas cidades.

Outros dois bons sinais são: o crescimento no número de pessoas curadas, que chegou, nesta sexta-feira (24) a 75% dos casos identificadas no Painel Covid-19; e a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), hoje em 72%.

Boa gestão

O governador ainda destacou as recentes avaliações positivas da gestão da pandemia pelo seu governo, citando o Centro de Liderança Pública, sediado em São Paulo, que colocou o Espírito Santo com a melhor gestão da pandemia; a instituição internacional OKBR, "que já nos deu primeira colocação na transparência dos dados"; e a Transparência Internacional, que "nos deu a primeira colocação com relação às compras emergenciais".

"Que vocês continuem colaborando conosco pra que a gente continuar convivendo com a pandemia, fazendo a gestão, mas especialmente que a gente possa reduzir o número de mortes no Espírito Santo", ratificou.


Painel Covid-19

Além dos 32 óbitos, o Painel Covid-19 confirmou, nesta sexta-feira (24), 1.244 casos, totalizando 2.373 e 75.854, respectivamente, até o momento. A letalidade (número de mortos em relação ao número de casos confirmados) está em 3,13%. Já foram realizados 159.882 testes e 56.929 se curaram da doença até o momento, sendo 2.409 e 2.083, respectivamente, nas últimas 24 horas.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/