Quinta, 18 Abril 2024

Prefeitura de Vitória suspende consultas eletivas e ponto facultativo do dia 31

pa_sao_pedro_elizabeth_nader_pmv Elizabeth Nader/PMV
A Prefeitura de Vitória comunicou a suspensão das consultas médicas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde nesta quarta, quinta e sexta-feira (29 a 31), e do ponto facultativo do Ano Novo. As medidas são justificadas pelo aumento expressivo de pacientes com sintomas respiratórios.

Nas Unidades, serão mantidos somente os atendimentos para gestantes em pré-natal. Assim, os trabalhos se concentrarão nos atendimentos aos pacientes com sintomas respiratórios, devido à epidemia de gripe e à pandemia de Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, ainda, que contratou mais médicos e reforçou a escala médica para atender ao público, especialmente durante o feriado.

Já a suspensão do ponto facultativo do dia 31, segundo a prefeitura, é para garantir que todas as unidades de saúde e todos os setores administrativos das repartições municipais funcionem normalmente.

Com as medidas, a gestão municipal pretende otimizar o fluxo de atendimentos de pessoas com sintomas gripais na rede municipal de saúde e em virtude do aumento da procura nos dois Pronto Atendimentos de Vitória. Nessa segunda (27), no PA de São Pedro, das 6h30 até as 19h, foram realizados 537 atendimentos. No PA Praia do Suá, no mesmo período, foram 410 atendimentos.

No domingo (26), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) registrou recorde no boletim de atendimentos no Pronto Atendimento de São Pedro, o que não ocorreu nem durante a maior onda de Covid-19. Em abril deste ano, o PA. atendeu em média 400 pessoas por semana. Só na semana passada, foram 730 atendimentos. Nesse domingo, até as 18h40, 389 pessoas foram atendidas na unidade com queixas de síndrome gripal. O equivalente à média de uma semana em apenas 12 horas.

A prefeitura orienta a quem apresentar sintomas gripais (febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça), que procure uma unidade de saúde. Somente os casos mais graves devem buscar atendimento no pronto atendimento. No PA, os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do caso, e não por ordem de chegada.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/