Sexta, 29 Março 2024

Previsão é de mais 40 mil casos e 100 óbitos em julho no Estado

nesio_reblin_coletiva12_07_FotoSesa Sesa

A previsão para este mês de julho é de mais cerca de 40 mil casos e 100 óbitos por Covid-19 no Espírito Santo, conforme informou o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (12), da qual também participou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. Apesar dos números, trata-se da terceira Semana Epidemiológica de estabilização da curva de casos.

Os falecidos na atual onda da doença, tinham, em média, tomado a última dose da vacina há cerca de 219 dias e a maioria tinha esquema vacinal incompleto. Durante o mês de junho, foram feitos cerca de 240 mil testes de Covid-19, o que corresponde a 6% da população capixaba, sendo 95% deles realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O grau de positividade nos testes de antígeno é de 32% e nos de RT-PCR de 21%.

Do mês de abril até essa segunda-feira (11), houve cerca de 1 mil internações na rede pública, segundo Nésio, com garantia de acesso a leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. No período também foi registrada uma média de 2 mil casos de Covid-19 entre crianças de 0 a 4 anos. Essa faixa etária, aponta, é a terceira maior em número de internações, sendo a primeira colocada os idosos e a segunda adultos de 19 a 59 anos.

Cerca de 57% das internações são de idosos e 32% de não idosos. "Não existe idade segura para ter Covid", alertou Nésio Fernandes. De acordo com ele, há possibilidade de, ainda nesta quarta-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso da Coronavac em crianças de 3 e 4 anos. "Precisamos retomar a capacidade de convencer pais, mães e responsáveis sobre a necessidade de vacinar essa faixa etária", ressalta Nésio.

O secretário destaca que os estudos feitos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Projeto Curumim, apontam que a Coronavac "é imunogênica e garante proteção para as crianças de 3 e 4 anos". Os resultados da pesquisa ainda serão divulgados. O gestor também ratificou que não haverá restrições econômicas e sociais e recomendou o uso de máscara em ambientes fechados e aglomerações.

Varíola do Macaco

Luiz Carlos Reblin informou que o Espírito Santo descartou o terceiro caso suspeito de Monkeypox, doença conhecida popularmente como varíola do macaco. O paciente era um homem, na faixa etária entre 20-29 anos, com histórico de viagem a diversos países com casos já confirmados para a doença.

Entretanto, há dois novos casos. São pessoas que viajaram para São Paulo, com idade entre 30 e 49 anos. As amostras de ambas estão em análise na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/