Quinta, 02 Mai 2024

Profissionais de saúde protestam em frente à prefeitura de Cariacica

Um grupo de agentes de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) protestaram na manhã desta segunda-feira (5) em frente à prefeitura de Cariacica contra a demissão de 230 agentes, a precarização dos serviços de combate às endemias e do Programa Saúde da Família (PSF) por conta das demissões e contra a falta de pagamento do último mês de trabalho dos profissionais.



A demissão dos agentes vai reduzir drasticamente o número de profissionais que atuam nos serviços de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya, já que haverá o enfraquecimento do trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, deixando a população desassistida. Além disso, reduzirá também o quantitativo de ACS nas equipes do PSF.



Com a demissão, o município passa a ter 46 agentes de endemias efetivos, e deve convocar 15 aprovados no último concurso. No entanto, deveria haver 180 profissionais, segundo a legislação.



Já entre os agentes comunitários de saúde, foram aprovados 55candidatos no último concurso feito no município, o que não é suficiente para a formação das equipes conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/