Quarta, 24 Abril 2024

'Sem expansão, teríamos hoje 132% de ocupação de leitos de UTI'

leito_dorio_silva_secom Secom

Em pronunciamento nessa sexta-feira (16), o governador Renato Casagrande afirmou que, caso não houvesse investimento na política de expansão de leitos, hoje o Espírito Santo se encontraria com uma taxa de ocupação de 132% em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). "Várias pessoas não teriam possibilidade nenhuma de atendimento", enfatizou. De acordo com os dados apresentados, a taxa de ocupação atual é de 91,5%.

Casagrande explicou que a taxa de 132% seria no caso de manutenção da quantidade de 715 leitos vigente na primeira e na segunda onda da pandemia da Covid-19, ou seja, até meados de janeiro. Hoje, afirma, existem 1.039, sendo 487 no norte capixaba. Ele destacou que, nesta sexta-feira, foram abertos 38 em Linhares. Na próxima semana, serão abertos 60 leitos de enfermaria no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus.

Ao mostrar os dados de índice de transmissão (RT), o governador se mostrou otimista. "A quarentena está fazendo efeito. Tomamos a decisão certa na hora certa", afirmou. De acordo com ele, hoje a RT está alta, mas começa a apresentar estabilidade. O índice, nas duas últimas semanas foi de 1,55, ou seja, cada 100 pessoas transmitindo para 155.

Taxa de Transmissão (RT)

O governador também mostrou a queda de pacientes não regulados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs). De acordo com ele, no final de março e início de abril, havia 55 pessoas demandando leito de UTI ao mesmo tempo. Na manhã desta sexta-feira, relata, não havia nenhum paciente não regulado.

Gráfico de demanda de leitos

Quanto aos óbitos, o governador explicou que a Semana Epidemiológica atual é a 15, que termina neste sábado (17), portanto, ainda não há dados finais desse período. Entretanto, ele acredita que o número será menor do que na última, que foi de 465. Casagrande destacou que na Semana Epidemiológica 10, foram 156 óbitos, passando para 241 na 11. Na Semana Epidemiológica 12, esse número foi de 351. Na 13, 427.

Taxa de óbitos

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 1

Seu Madruga em Sábado, 17 Abril 2021 20:30

Até que enfim está aparecendo o dinheiro que o governo federal enviou.

Até que enfim está aparecendo o dinheiro que o governo federal enviou.
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/