Sexta, 26 Abril 2024

Sete municípios capixabas já têm mais de 10 casos de Covid-19 por mil habitantes

nesio_fernandes_FotoSesa Sesa

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (17), que sete municípios do Espírito Santo já registram taxa de incidência de Covid-19 com mais de 10 casos da doença para 1 mil habitantes. São eles: Vitória e Guarapari, na Grande Vitória; e Ponto Belo, Linhares, Mucurici, Rio Bananal e São Gabriel da Palha, no norte. Ao longo das próximas três semanas, conforme afirma o gestor, deve-se chegar ao ponto máximo da expansão da curva de casos, com previsão de recuperação em fevereiro.

Apesar disso, Nésio acredita que o número de internações e óbitos não terá a mesma proporção das ondas anteriores, que ocorreram quando não havia cobertura vacinal ou quando ela ainda não estava completa. "Isso não quer dizer que seja menos perigoso para a economia, para o Estado, para as famílias", alerta o gestor, que destacou ainda a possibilidade de haver impacto no absenteísmo laboral, inclusive nos serviços essenciais, como o de saúde.

Também foi anunciado que serão ampliados o horário de testagem e o número de profissionais nos pontos que oferecem esse serviço por meio do Governo do Estado. Além disso, a partir desta segunda-feira (17), o site Vacina e Confia trará o mapa de pontos de testagem e vacinação de todo o Espírito Santo, com os horários de funcionamento.

O secretário disse ainda que está sendo avalia a suspensão parcial de cirurgias eletivas caso seja necessária movimentação urgente de disponibilização de leitos para Covid-19 e Influenza. Quanto ao carnaval e grandes eventos, foi enviado para os municípios comunicado de suspensão dessas atividades. No que diz respeito aos eventos menores, de casas de show e entretenimento, será preciso exigir passaporte da vacina.

Variante Darwin

A variante Darwin do vírus Influenza foi detectada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Espírito Santo. Segundo Nésio, isso reforça a necessidade de alerta e cuidados, como o uso de máscara. De acordo com ele, os testes de antígeno para detectar a doença chegam entre 27 e 30 de janeiro, podendo ser disponibilizados em fevereiro ou até mesmo no final de janeiro.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 1

Seu Madruga em Sexta, 21 Janeiro 2022 23:32

Seus dias como secretário estão contados.

Seus dias como secretário estão contados.
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/