Quarta, 24 Abril 2024

Vacinação de idosos acima de 70 anos e de quilombolas começa nesta segunda-feira

vacinas_covid_secom Secom

O Espírito Santo inicia, nesta segunda-feira (22), a vacinação de idosos entre 70 e 74 anos, o que será possível com a chegada de 84,3 mil doses neste sábado (20). Desse total, 10,5 mil são da Oxford-Fiocruz e 73,8 mil da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Além de iniciar a imunização de 78% dos idosos entre 70 e 74 anos, que corresponde a 99,7 mil pessoas, os imunizantes possibilitarão atingir 100% de pessoas entre 75 e 79 anos na primeira dose, além de atender 63% dos quilombolas, também na primeira dose.

Parte das vacinas será destinada ainda aos trabalhadores da saúde. Seguindo a atualização do Informe Técnico do Ministério da Saúde, com decisão tripartite, entre União, estados e municípios, as doses desta nova remessa, mais as que chegaram na última quarta-feira (17), serão incorporadas como D1, com o objetivo de dar mais rapidez à imunização dos grupos prioritários.

As vacinas serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para cadastramento. A previsão de distribuição aos municípios da Região Metropolitana deve ocorrer na manhã de segunda. Já o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central será a partir da terça-feira (23), pela manhã.

O Governo do Estado afirma que há previsão de chegada de uma nova remessa de vacina para semana que vem, mas ainda não sabe o quantitativo. 

Vacina Oxford-Fiocruz

As vacinas desenvolvidas pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, com a nacionalização da produção feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), passarão a ter apresentação em frascos de cinco doses, não mais com dez doses, como anteriormente. "O tempo de validade é o mesmo, de seis horas, o que muda é o volume de doses, com cinco por frasco. É muito bom para a operacionalização da vacinação, pois facilita a otimização das doses do frasco", explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.


Negociações

Nessa sexta-feira (19), o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, informou que o Espírito Santo negocia com três laboratórios para aquisição de vacinas: ReiThera, da Itália; Sinopharm, da China; e Sputinik, da Rússia. 

No caso da ReiThera, a vacina está na fase três de testes e existe a possibilidade de serem feitos no Espírito Santo, com 30 mil capixabas, mas o avanço dessa negociação ainda depende de questões "administrativas e políticas", como apontou o secretário. Já o diálogo com a Sinopharm tem sido feito por meio da Embaixada da China e tem avançado por e-mail. Negociações com alguns laboratórios foram descartadas, por serem golpe e porque o acordo feito por eles com o governo federal prevê que não seja possível a venda para os estados, como apontou Nésio.

Leitos de UTI

Neste sábado (20), o governador Renato Casagrande (PSB) e o Nésio Fernandes, anunciaram a aquisição de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hopistal VidaMed Care, em Jardim da Penha, Vitória. Os leitos serão utilizados por pacientes que não estão em tratamento de Covid-19, para que seja possível abrir vagas em hospitais como o Dório Silva e o Jayme dos Santos Neves, ambos na Serra, para pessoas infectadas pelo coronavírus.

Casagrande afirmou que em 19 dias, o número de pacientes com Covid-19 em leitos de UTI aumentou em 177 novas pessoas internadas. Nesse mesmo período, foram abertos 76 novos leitos. Os dados, de acordo com ele, não englobam a rede privada e mostram a necessidade de cumprimento da quarentena, para que seja possível garantir leito de UTI para todos que precisarem.

Nesta sexta-feira, Casagrande já havia anunciado a abertura de mais 61 leitos de UTI, 40 no Hospital São Lucas e sete na Santa Casa, ambos em Vitória; 10 no Sílvio Avidos, em Colatina, norte do Estado; e quatro no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, no sul. A meta, segundo ele, é passar dos atuais 770 leitos de UTI para 844 até o final deste mês.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/