Sexta, 19 Abril 2024

Variante do coronavírus pode estar no ES, considera secretário de Saúde

coleta_swab_teste_pcr_rovena_rosa_abr Rovena Rosa/ABr

Apesar de ainda não ter sido detectada, não está descartada a possibilidade de a nova variante do novo coronavírus, chamada B117, estar circulando no Espírito Santo. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (11). 

"O Espírito Santo não é uma ilha. Temos circulação liberada de pessoas em via aérea, terrestre. As rotas viárias interestaduais estão todas liberadas. Eu, particularmente, acredito que é possível que novas variações do vírus estejam presentes em solo capixaba e sejam responsáveis pelo comportamento da segunda expansão da doença em territórios que tiveram uma primeira onda muito caracterizada e definida", disse. 

Também presente na coletiva, o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressaltou que o Espírito Santo possui uma rede que coleta sistematicamente material de doença respiratória, que há muitos anos é feita no Brasil inteiro e é uma das bases para a produção da vacina contra a gripe, fornecida anualmente. "Agora [essa rede] ajuda também a identificar qual é o vírus predominante que circula em uma determinada população. Tínhamos dois pontos de coleta e no início da pandemia ampliamos para 12", diz.

O material coletado, explica Reblin, é enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que faz a análise e constrói o banco de dados nacional para entender a predominância da situação viral, mas até o momento não identificou nenhuma variante do coronavírus no Estado. 

Nésio informou que a média móvel de óbitos se mantém em torno de 27 por dia, assim como as internações ainda giram em torno de 500 diariamente. De acordo com ele, ainda no mês de janeiro serão criados 60 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, sendo que a meta é chegar a 900 até o mês de fevereiro. Além disso, segundo o subsecretário, está havendo intensificação da fiscalização. 

O alvo, afirma, são os estabelecimentos que não adotam o protocolo sanitário. A gestão de Renato Casagrande (PSB), segundo Reblin, está agindo junto aos municípios, cumprindo um papel suplementar de fiscalização com a Polícia Militar (PM), a Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Procon, Vigilância Sanitária e outros órgãos. "Infelizmente tem ocorrido detenção dos proprietários e assinatura de um termo circunstanciado, para que diante da Justiça, diante do quadro judiciário responsável pela apuração das infrações, ele vá se apresentar. Isso tem ocorrido quando há resistência e reiteração do desrespeito às regras estabelecidas", diz. 

Sintomas não podem ser ignorados

O secretário Nésio adverte que, embora o número de testagem nos municípios tenha caído, principalmente por conta das festas de fim de ano e das mudanças de gestão municipal, no município de Vitória a oferta de testes foi preservada, mas houve 40% de ausência de pacientes com sintomas durante o fim de ano, marcados para fazer a coleta, que não compareceram. "Não se deve ignorar os sintomas, mesmo diante de um sintoma leve, de um sintoma respiratório menor, uma dor de garganta, uma secreção nasal, uma tosse seca, perda do olfato, paladar. É necessário dar atenção a esses sintomas. Não menospreze qualquer sintoma, dê relevância. A Covid tem sintomas leves na maioria dos casos. E mesmo quem tem sintoma leve pode transmitir para outras pessoas, que podem ficar em estado crítico ou vir a óbito", afirma. 

Vacinação 

O subsecretário Reblin informou que o Espírito Santo conta com 497 salas de vacinação fixas, entretanto, em épocas de campanha de vacinação, elas se ampliam para mais de 500, pois são feitas novas em espaços alternativos. Ele informou, ainda, que o prazo para que as vacinas cheguem aos municípios é de até 48h após sua chegada no Espírito Santo. 

Nésio destacou que as vacinas contra Covid-19 receberão a escolta das Forças Armadas até a unidade central e as regionais, além de ter sido traçado um plano de segurança, já socializado com os municípios. Entretanto, não se sabe ainda a quantidade de vacinas que chegará nem há uma meta para atingir a imunidade coletiva.


Painel Covid-19

O Painel Covid-19 desta segunda-feira (11) confirmou 32 mortes e 2.052 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando, respectivamente, 5.353 e 265.556 até o momento no Estado.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/