Dólar Comercial: R$ 5,02 • Euro: R$ 6,11
Sexta, 05 Março 2021

Vitória começará vacinação em instituições para idosos e em hospitais

covid_rania_rego_abr Rania Rego/ABr

A capital capixaba deve iniciar a vacinação contra a Covid-19, na próxima quarta-feira (20), dentro das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e nos hospitais. A informação foi transmitida pela secretária municipal de Saúde, Tais Cohen, após videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira (14) entre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e os gestores municipais de todo o país. 

"A previsão é que as doses cheguem em doses fracionadas, o que será importante pra condução das etapas", disse. Após esses dois primeiros públicos de idosos em instituições e de profissionais de saúde da linha de frente, serão contemplados os demais grupos definidos como prioritários para essa primeira etapa de vacinação, que são os idosos com mais de 75 anos, os indígenas aldeados. "A partir da chegada de novas doses, nós complementaremos a primeira etapa, prevista para 32 mil pessoas e assim iremos avançar as próximas etapas", complementou Tais. 

A estratégia de vacinação dos munícipes da capital inclui a utilização das 28 salas de vacinação das unidades de saúde, dos hospitais, dos domicílios (para pessoas acamadas) e criação de postos volantes. O agendamento poderá ser online, pra quem dispuser da tecnologia. 

Em Vila Velha, o agendamento online também está previsto, com o sistema em fase de finalização pela Secretaria de Tecnologia da Informação, sendo mantido o espaço físico das unidades de saúde para quem não tem acesso à internet. 

A população canela-verde será direcionada para as 18 salas de vacinação disponíveis no município, além de locais estratégicos a serem definidos, como shopping, igrejas e escolas. O município estima imunizar uma média de 50 mil pessoas do público-alvo, mas ainda aguarda as definições oficiais que serão estipuladas pelo Ministério da Saúde.

Na Serra, as 38 unidades de saúde e as três unidades de pronto-atendimento poderão ser complementadas por outros espaços como a maternidade, hospitais, centros comunitários e escolas, que poderão ser estruturados para a execução da campanha de vacinação. O agendamento online está sendo providenciado pela Prefeitura. 

A Prefeitura de Cariacica elaborou um plano de escalonamento, que consiste na ampliação do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde, nos dias de funcionamento e no número de pontos de vacinação. Além disso, está providenciando a compra de novas câmaras frias para receber as doses da vacina que serão entregues pelo Estado.

Em Colatina, na região centro-oeste, que se manteve em classificação de risco alto durante parte significativa da pandemia, desde o primeiro pico, o secretário municipal de Saúde, Michel Bertolo, participou nesta quinta-feira (14) de uma reunião com a Coordenadoria Estadual de Imunização, junto com representantes de outros municípios, para conversar sobre o andamento do processo de compra das vacinas.

A prefeitura planeja disponibilizar, além das unidades de saúde, locais como estádios e ginásios de esportes, praças, igrejas, entre outros para que a população não enfrente filas ou seja exposta a aglomeração.

A vacinação na próxima quarta-feira (20), simultaneamente em todo o país, depende da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevista para este fim de semana. 

Com a colaboração de Elaine Dal Gobbo

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 1

Norma Schulthais Andrade em Sexta, 15 Janeiro 2021 08:54

Espero que essa vacina chegue logo a todos os municípios capixabas.Sou do grupo de risco e não saio da minha cidade para a Capital desde março ,sendo que preciso fazer que fazer exames que estão marcados desde essa data.Até quando teremos que esperar?

Espero que essa vacina chegue logo a todos os municípios capixabas.Sou do grupo de risco e não saio da minha cidade para a Capital desde março ,sendo que preciso fazer que fazer exames que estão marcados desde essa data.Até quando teremos que esperar?
Visitante
Sexta, 05 Março 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/

No Internet Connection