Dólar Comercial: R$ 5,27 • Euro: R$ 6,40
Sábado, 15 Mai 2021

Vitória abre agendamento para vacinação de idosos entre 70 e 74 anos

vacinacao_covid-serra_CreditosSesa Sesa

Chegou a vez dos idosos a partir de 70 anos serem imunizados contra a Covid-19. Abriu na tarde desta segunda-feira (22), em Vitória, o agendamento desse grupo e o dos trabalhadores da saúde para receber a primeira dose da vacina em Vitória. Ao todo, são 4,8 mil vagas disponibilizadas para esta terça-feira (23) e quarta-feira (24), voltadas para 3,5 mil idosos entre 70 e 74 anos, 1 mil para aqueles com 75 ou mais, e 280 para trabalhadores da saúde.

O agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura de Vitória e pelo aplicativo Vitória On-Line. As pessoas poderão ser vacinadas nas unidades de saúde do Forte São João, Bairro do Quadro, Conquista, Ilha de Santa Maria, Fonte Grande, Vitória, Santa Luiza, Andorinhas, Maruípe, Praia do Suá, Santo Antônio, Consolação, Favalessa, Ilha das Caieiras, Resistência, Jabour, Santa Martha, Santo André, São Cristóvão, Maria Ortiz, Grande Vitória, República e Ilha do Príncipe.

Também são locais de vacinação na Capital a Igreja Batista de Jardim da Penha, o Centro de Celebração de Jardim Camburi, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Sophia Musengny Loureiro, em Bairro da Penha, e o Conselho Regional de Medicina (CRM), em Bento Ferreira. Idosos acamados ou com dificuldades de locomoção são vacinados em casa pelas equipes da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), sem necessidade agendamento no site.

A vacinação para o público entre 70 e 74 anos teve início na manhã desta segunda-feira em um ato simbólico no município da Serra, na Unidade Regional de Saúde Boa Vista II, com a presença do governador Renato Casagrande, que reforçou a importância da vacinação.

"Hoje estamos dando um passo a mais na imunização da população. Quando a pessoa recebe as duas doses, fica menos suscetível à doença ou apresenta sintomas menos graves, em caso de contaminação pelo vírus. Por isso, queremos seguir trabalhando em conjunto com o governo federal para vacinarmos cada vez mais pessoas. Esperamos que o Instituto Butantan e a Fiocruz possam estabilizar a produção da vacina para que possamos acelerar a vacinação", pontuou.

Casagrande reforçou ainda que o País e o Estado enfrentam o pior momento da pandemia. "Diminuir a interação entre as pessoas é fundamental, por conta disso, necessitamos seguir a quarentena de 14 dias. Nossa avaliação é positiva, já que estamos vendo a adesão das pessoas. A interação diminuiu, mas ainda não é suficiente. O resultado dessa quarentena vai ser visto nos hospitais daqui 20 a 30 dias. Estamos com quase 94% da taxa de ocupação de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Vários hospitais já estão sem vagas e não apenas para tratamento da Covid-19, mas também para outras enfermidades. O Estado conseguiu atender até agora a todos e o nosso objetivo é seguir dando dignidade aos capixabas", afirmou o governador.


Em Cariacica, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o agendamento da vacinação para a faixa etária de 70 a 74 anos também começa nesta segunda-feira (22), na parte da noite, e será por meio de agendamento pelo site vacina.cariacica.es.gov.br. A vacinação começa nesta quarta-feira (24). Para esse público, Cariacica recebeu 6,5 mil doses. As demais, são para continuar a vacinação nos outros grupos de faixas etárias.

Nesta segunda, continua a vacinação em primeira dose para idosos acima de 75 anos e em segunda dose para os acima de 80 e para os trabalhadores da área da Saúde em atividade. Até o momento, de acordo com a Semus, 16,8 mil pessoas receberam a primeira dose, e 4,6 mil, a segunda dose. Um total de 21.5 mil doses aplicadas.

Na Serra, a previsão é de abrir o agendamento para acima de 70 anos também na noite desta segunda-feira, para a vacinação a partir de terça (23). Ao todo, a Serra já imunizou um quantitativo de 28,6 mil pessoas dos grupos prioritários, sendo que 21,1 mil receberam a primeira dose e 7,4 mil a segunda.

Já Vila Velha, também na Grande Vitória, ainda não abriu o agendamento. A prefeitura aguarda o recebimento das doses.

O início da vacinação de idosos entre 70 e 74 anos foi possível com a chegada de 84,3 mil doses nesse sábado (20). Desse total, 10,5 mil são da Oxford-Fiocruz e 73,8 mil da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Além de iniciar a imunização de 78% dos idosos entre 70 e 74 anos, que corresponde a 99,7 mil pessoas, os imunizantes possibilitarão atingir 100% de pessoas entre 75 e 79 anos na primeira dose, além de atender 63% dos quilombolas do Estado, também na primeira dose. 

Leitos de UTI

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Espírito Santo ultrapassou os 93% nesse final de semana. Segundo o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, antes da pandemia havia 660 leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, são mais de 1,3 mil, somando Covid e não Covid. A expectativa, segundo ele, é chegar a 1,5 mil até abril.

Ainda segundo Nésio, não é possível abrir 3 mil leitos de UTI no Espírito Santo. "Estamos chegando no limite da capacidade de expansão de leitos na rede privada, filantrópica e pública. Não será possível duplicar novamente a quantidade de leitos. Temos uma ocupação hospitalar superior a todas as duas expansões anteriores da doença. Teremos aumento/recordes de óbitos correspondentes já percebidos na semana corrente", alerta.

Hospital Roberto Silvares

A Sesa afirmou, nesta segunda-feira, que não procede a informação de que pacientes estão morrendo na fila de espera para internação no Hospital Estadual Dr. Roberto Silvares, em São Mateus, norte do Estado. Segundo a secretaria, "apesar da ocupação do hospital estar em nível crítico, a Central de Regulação da secretaria está executando as transferências e, além disso, há altas programadas de pacientes".

A Sesa ressalta "que desde o início da pandemia, o governo do Estado adotou a estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e o fortalecimento do papel da regulação do Estado, visando à garantia do acesso à atenção hospitalar em todas as regiões e a todos os pacientes que desenvolvam formas graves da doença".

Explica ainda "que a rede SUS está sendo ampliada por meio do 'Programa Leito Para Todos' e novos leitos serão abertos nos próximos dias", sendo que a "expectativa é que até o final do mês de abril a rede SUS capixaba esteja ofertando 900 leitos de UTI Covid. Atualmente, o Espírito Santo conta com 793 leitos de UTI e 778 de enfermaria, exclusivos para pacientes Covid", informou a Secretaria de Saúde.

Pacientes de Rondônia

Nesse domingo (21), oito pacientes de Rondônia internados no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, para tratamento do novo Coronavírus (Covid-19), deixaram o Estado após receberem alta hospitalar. Eles começaram a chegar no dia sete de fevereiro.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dos 40 pacientes transferidos do Estado de Rondônia para o Espírito Santo, quatro permanecem sob os cuidados dos profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, todos em leitos de enfermaria.

Do total de pacientes transferidos, 15 evoluíram a óbito por complicações da doença. Com as altas médicas desse domingo, sobe para 21 o número de pacientes que puderam retornar para suas casas.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 8

REGINA PUPIM DE OLIVEIRA em Terça, 23 Março 2021 08:23

Não consigo agendar a vacina de 70 a 74anos , desde ontem disseram que ja tinha terminado . Como explicam isso? não seria hoje ?

Não consigo agendar a vacina de 70 a 74anos , desde ontem disseram que ja tinha terminado . Como explicam isso? não seria hoje ?
JAIR PIMENTEL LOUREIRO, E ESPOSA JANDIRA LUIZA MORO LOUREIRO em Terça, 23 Março 2021 11:37

QUAL O MOTIVO DE TAMANHA DIFICULDADE NO AGENDAMENTO DA VACINA COVID-19, POIS JÁ POR VÁRIAS TENTATIVAS E SEM SUCESSO... ESTOU NA FAIXA DE IDADE ENTRE 70 E 74 ANOS, E RESIDO EM JARDIM CAMBURI, VITÓRIA-ES.

QUAL O MOTIVO DE TAMANHA DIFICULDADE NO AGENDAMENTO DA VACINA COVID-19, POIS JÁ POR VÁRIAS TENTATIVAS E SEM SUCESSO... ESTOU NA FAIXA DE IDADE ENTRE 70 E 74 ANOS, E RESIDO EM JARDIM CAMBURI, VITÓRIA-ES.
Flávia Balbi Soares em Terça, 23 Março 2021 13:07

Perdi o agendamento de ontem que durou menos de meia hora. Poderiam pelo menos avisar a hora que será realizado o agendamento. Do modo como está sendo feito fica humanamente impossível. Obrigada. Flávia

Perdi o agendamento de ontem que durou menos de meia hora. Poderiam pelo menos avisar a hora que será realizado o agendamento. Do modo como está sendo feito fica humanamente impossível. Obrigada. Flávia
João Rodrigues Pimenta em Terça, 23 Março 2021 14:49

qoero vacina contra covid

qoero vacina contra covid
Carmem Lucia em Terça, 23 Março 2021 16:38

Qual o horário para o agendamento da vacina

Qual o horário para o agendamento da vacina
Raimundo nonato Aragão em Quarta, 24 Março 2021 18:16

Tenho 73 moro em Serra dourada1 já tentei várias vezes agendar não estou conseguindo,fui várias vezes na unidade de saúde,informaram que não tem vacina.como vou conseguir me vacinar?

Tenho 73 moro em Serra dourada1 já tentei várias vezes agendar não estou conseguindo,fui várias vezes na unidade de saúde,informaram que não tem vacina.como vou conseguir me vacinar?
Aloísio Apolinario de Santana e Geralda pinheiro de Santana em Sábado, 27 Março 2021 10:03

Atenção se governador, eu tenho 73 e minha esposa 69, já estamos escritos, porém não conseguimos agendar. Por favor que façamos. Tel 998811948.

Atenção se governador, eu tenho 73 e minha esposa 69, já estamos escritos, porém não conseguimos agendar. Por favor que façamos. Tel 998811948.
maria de lourdes ribeiro da vitoria em Quinta, 15 Abril 2021 16:44

E muito dificil agendar

E muito dificil agendar
Visitante
Sábado, 15 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/