Segunda, 29 Abril 2024

​Aprovados no concurso do Iases reivindicam nomeação

iases_sinases Sinases

Os aprovados para o cargo de agente socioeducativo do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão reivindicando, nas redes sociais, suas nomeações. Em perfil criado por eles no instagram, os trabalhadores se queixam do fato de que, apesar de estarem preparados para assumir o posto, a gestão de Renato Casagrande (PSB) contratou 214 novos agentes socioeducativos em Designação Temporária (DTs) e renovou contrato de outros 74.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos, Ativos e Aposentados do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos), Marcos Jacinto, informa que existem 361 aprovados habilitados para assumir e outros 98 trabalhadores no cadastro de reserva, aguardando serem chamados para o curso de formação.

Marcos recorda que a gestão de Renato Casagrande se comprometeu a nomear os aprovados em dezembro último, mas não o fez, devido a um "atraso no cronograma", cuja justificativa não foi apresentada. Agora, a nova previsão é em fevereiro deste ano. O dirigente sindical afirma que por causa desse atraso é que está havendo a renovação dos contratos dos DTs, para que não haja escassez de mão de obra.

Há aprovados, segundo Marcos, que estão desempregados há três meses, pois tiveram que largar seus empregos para fazer o curso de formação, que foi realizado no final do ano passado, por não conseguir concilia-los. O medo é que se repita o que aconteceu no último concurso, ocorrido em 2009. Nesse certame, alguns trabalhadores chegaram a ficar um ano a espera da nomeação após o curso.

Marcio relata que, com a presença dos DTs, não há defasagem no quadro de profissionais. Contudo, o Sindipúblicos defende a nomeação dos aprovados porque a estabilidade traz garantia de uma qualidade maior no serviço público, uma vez que evita a rotatividade de servidores. Além disso, aponta que há déficit de profissionais do corpo técnico, como pedagogo, psicólogo e assistente social. A previsão de realização do concurso, segundo a gestão estadual, é este ano.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários: 1

Ellen em Sexta, 12 Janeiro 2024 10:56

Descaso total.

Descaso total.
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/