Sexta, 26 Abril 2024

Centro da Perícia Técnica e Científica da Polícia Civil é confirmado em Cariacica

entrega_terreno_pericia_FotoElaineDalGobbo Elaine Dal Gobbo

Cariacica irá abrigar o Centro Integrado da Perícia Técnica e Científica da Polícia Civil. A entrega da escritura do terreno onde o prédio irá funcionar foi feita ao governador Renato Casagrande (PSB) em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (25), no bairro Jardim América. A construção, cujo início das obras ainda não foi anunciado, será feita em um terreno de 8,5 mil metros quadrados, às margens da BR-262, próximo à prefeitura. "O local é importante do ponto de vista da logística. Vai ser um dos centros mais avançados do país", disse Euclério. 

Tradicionalmente, o local é destinado a atividades esportivas e culturais, como feiras e instalação de circos, entretanto, segundo o prefeito, essas ações não ficarão prejudicadas, já que Cariacica tem outros espaços que podem ser destinados a essas atividades. Um deles, aponta, é um terreno localizado no bairro Alto Dona Augusta.
Foto: Elaine Dal Gobbo


A empresa que irá elaborar o projeto já está contratada, como aponta o governo. Em um mesmo edifício serão integrados todos os serviços e seções dos Departamentos que compõem a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), como Criminalística, Medicina Legal, Identificação e Laboratórios Forenses.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Espírito Santo (Sindiperitos), Tadeu Nicoletti, destaca a importância da construção do centro. "É o início da concretização de uma reivindicação da categoria. Para a Perícia, significa modernização, transformando o centro em referência. O terreno contempla, o acesso é legal para a população da Grande Vitória e do interior", destaca.

O centro seria construído em Vitória, entretanto, no início de setembro, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) decidiu não mais ceder um terreno na avenida Fernando Ferrari para isso, apesar de em fevereiro ter assinado o contrato para elaboração do projeto. Tadeu Nicoletti faz críticas ao gestor da Capital. "Ele é delegado, sempre se utilizou dos serviços da Perícia. Sua atitude não será esquecida, será lembrado de forma negativa por ter faltado com a palavra", aponta.

O presidente do Sindiperitos destaca que, além do início da concretização da sede própria, foi retomado o diálogo da categoria com a gestão estadual. Os trabalhadores conseguiram inserir sua representação no Grupo de Trabalho (GT) para Análise da Proposta de Autonomia da Perícia Oficial de Natureza Criminal. O GT foi criado no mês passado, sem a participação de um representante da categoria, o que gerou o descontentamento dos peritos.

"Esperamos que com a sede própria e a retomada de diálogo com o governo do Estado, a Perícia saia do último lugar e figure em primeiro em termos de valorização dos profissionais. Quem presta um excelente serviço, não pode ficar em último lugar em termos de remuneração", defende. 

A criação do GT foi uma reivindicação do sindicato, que em quatro de dezembro do ano passado, Dia do Perito, fez uma manifestação em frente ao Departamento Médico Legal (DML), em Vitória, em prol da retomada do diálogo entre a gestão estadual e a categoria para pautar as demandas dos trabalhadores, interrompido em março de 2020 devido à pandemia da Covid-19. Em decorrência dessa manifestação, o diálogo foi retomado naquele mesmo mês, quando foi acordada a criação do GT.

A categoria também tem outras reivindicações, como a convocação de mais peritos do concurso que está em andamento. Desde 2017, existe uma lei que garante o direito ao pagamento de insalubridade, mas os peritos não o recebem, o que também é questionado. Os peritos reivindicam ainda informatização de serviços como os de emissão de identidade, identificação por voz e reconhecimento facial.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/