Sábado, 20 Abril 2024

Notícia-crime pede investigação sobre apologia ao nazismo em site da Sesp

apreenso-1 Divulgação PMES
Divulgação PMES

Após denúncias de entidades capixabas e lideranças políticas, a divulgação de um símbolo apontado como apologia ao nazismo no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) resultou numa notícia-crime protocolada no Ministério Público Estadual (MPES), pelo advogado André Moreira. Ele pede abertura de inquérito policial para identificação dos responsáveis e investigação sobre a existência de organizações que tentam divulgar símbolos ligados a ideologias racistas e nazifascistas.

A imagem foi utilizada no dia 14 de março, para mostrar o resultado de uma operação da Polícia Militar que apreendeu pinos de cocaína no bairro Castelo Branco, em Cariacica.

"O uso do 'SS', em sua forma latina, ou rúnica (ϟϟ), como foi utilizado na publicação constante da Secretaria de Segurança do Estado do Espírito Santo, e historicamente em manifestações marcadas pela ideologia racista e nazifascista, que nega a dignidade de pessoas de outras etnias ou origem nacional, sustentando sua ação numa infundada superioridade dos brancos sobre as demais etnias, faz incidir o tipo penal previsto no art. 20 da Lei nº 7.716/1989 (...)", aponta do documento.

Moreira acrescenta: "Vale lembrar que, ao fazer circular o símbolo e associá-lo a um site de um órgão do Governo do Estado do Espírito Santo, os criminosos pretendem 'normalizá-lo' e, junto com ele, normalizar a ideologia a ele associada".

Ele inclui como responsáveis todos os servidores relacionados à fotografia publicada e que participaram da montagem com o símbolo, bem como da publicação no site da Sesp. 

A imagem, posteriormente, foi retirada do ar pela Sesp, que negou qualquer tipo de apologia ao nazismo. "O raio, historicamente utilizado por forças militares do País, representa o símbolo da energia, força e rapidez necessárias no cumprimento das missões por parte de policiais que atuam em uma unidade especializada como a Força Tática, que prima pelo cumprimento da lei, combate à criminalidade violenta. Já a faca na caveira representa a vitória sobre a morte e foi um símbolo eternizado justamente pelas forças aliadas, na vitória contra os nazistas, e passou a ser usado como representação de força e inteligência. Para evitar qualquer de interpretação dúbia, a matéria foi retirada do ar, tendo em vista que tanto a Sesp, quanto a Polícia Militar do Espírito Santo, não compactuam com qualquer tipo de apologia ao nazismo", respondeu em nota.

Para André Moreira, a justificativa agrava ainda mais a situação. "É muito grave que um batalhão de polícia use isso, porque o significado é historicamente conhecido. E não é esse aí. Se existe esse significado, usem outros. Existem outros tantos significados para a ação. É como se eu fosse agora dar um novo sentido à suástica, dizendo que eu estou representando 'a roda da história', 'o movimento do mundo'. Não tem como você significar a suástica depois da experiência do nazismo como outra coisa que não seja o nazismo", argumenta.

A imagem também foi repudiada nas redes sociais. A deputada Iriny Lopes (PT) cobrou explicações do governador Renato Casagrande (PSB).

A Frente Estadual pelo Desencarceramento (Desencarcera-ES) também se pronunciou sobre o caso. "O povo negro não está seguro no Espírito Santo. Com o nosso dinheiro, policiais militares estão fazendo apologia ao nazismo! Exigimos apuração e responsabilização de tais fatos, com a expulsão dos policiais. A sociedade não tolera mais tanto racismo e discriminação. Basta!".

Segundo André, "ninguém que estude a história do nazismo tem dúvida de que esse símbolo, o 'SS Rúnico', foi utilizado como uma das formas de expressão da polícia política, que começou como uma milícia do partido nazista e se transformou na mais importante estrutura das forças armadas do Estado Nazista".

"Eu acho que o governo Casagrande perde. Ele deveria, como socialista, e os socialistas foram vítimas do nazismo, ter dado uma ordem unida e proibir o uso desse símbolo (...) É uma vergonha que isso aconteça aqui, que tenha sido publicado na página do Governo do Estado, e que, alertados sobre isso, tenham tirado a matéria, mas mantido uma pose dizendo que estão corretos. Eles tinham que dizer o seguinte: realmente está errado e nós vamos identificar quem fez isso", critica.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários: 8

Conrado Guss em Terça, 22 Março 2022 08:05

Schutzstaffel (em português "Tropa de Proteção"), abreviada como SS, ϟϟ ou Runic "SS" (em Alfabeto rúnico), foi uma organização paramilitar ligada ao Partido Nazista e a Adolf Hitler na Alemanha Nazista e mais tarde na Europa ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Schutzstaffel (em português "Tropa de Proteção"), abreviada como SS, ϟϟ ou Runic "SS" (em Alfabeto rúnico), foi uma organização paramilitar ligada ao Partido Nazista e a Adolf Hitler na Alemanha Nazista e mais tarde na Europa ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
em Terça, 22 Março 2022 09:20

Até parece que esses PM sabem alguma coisa sobre nazismo além de Hitler . São uns burros idiotas sem qualquer interesse nisso.

Até parece que esses PM sabem alguma coisa sobre nazismo além de Hitler . São uns burros idiotas sem qualquer interesse nisso.
Tiago Silva em Terça, 22 Março 2022 11:15

Isso tinha que ter partido desse Idiota oportunista!!

Isso tinha que ter partido desse Idiota oportunista!!
Willians R Gomes em Terça, 22 Março 2022 11:21

Oportunismo rasteiro e desonesto. As forças policiais sempre utilizaram tais símbolos mas, NUNCA, JAMAIS com a intenção de fazer apologia ao nazismo. Por quê somente agora é que esse cegos ideológicos, veem com essa acusações injustas e absurdas ???

Oportunismo rasteiro e desonesto. As forças policiais sempre utilizaram tais símbolos mas, NUNCA, JAMAIS com a intenção de fazer apologia ao nazismo. Por quê somente agora é que esse cegos ideológicos, veem com essa acusações injustas e absurdas ???
Carlos Rubens de Miranda Lucchi em Sábado, 26 Março 2022 20:19

“O EDIFICIO SEM NOME”
Sem dúvida, o MInistério Público é um órgão imprescindível para o funcionamento da justiça.
Há alguns anos atrás o órgão máximo da entidade - O Conselho do Ministério Público, tão logo que inaugurou-se a nova sede, decidiu-se por quase unanimidade(apenas um voto contra) a fazer uma homenagem ao então Deputado Edson Machado, ex líder do Governo Elcio Álvares, dando-se ao prédio da nova séde, o seu nome - “Edifício Edson Machado”. A merecida homenagem seria uma retribuição do que o homenageado fez por essa Instituição na Assembleia Legislativa, como líder do governo, auxiliando com o seu prestígio a aprovação de leis de interesse dessa Instituição. Edson Machado, exercia a profissão de Promotor de Justiça em Colatina quando veio a falecer. Apesar da decisão do órgão máximo do Ministério Publico, a decisão até os dias de hoje, não foi ainda acatada. Passa-se em frente ao prédio do M.P. nota-se que talvez seja o único suntuoso prédio do bairro que não tem nome. Há apenas a identificação de que ali funciona a Procuradoria Geralda Justiça. Ainda está em tempo para se cumprir a merecida e justa homenagem.
Carlos Rubens de Miranda Lucchi – Func.Público Aposentado

“O EDIFICIO SEM NOME” Sem dúvida, o MInistério Público é um órgão imprescindível para o funcionamento da justiça. Há alguns anos atrás o órgão máximo da entidade - O Conselho do Ministério Público, tão logo que inaugurou-se a nova sede, decidiu-se por quase unanimidade(apenas um voto contra) a fazer uma homenagem ao então Deputado Edson Machado, ex líder do Governo Elcio Álvares, dando-se ao prédio da nova séde, o seu nome - “Edifício Edson Machado”. A merecida homenagem seria uma retribuição do que o homenageado fez por essa Instituição na Assembleia Legislativa, como líder do governo, auxiliando com o seu prestígio a aprovação de leis de interesse dessa Instituição. Edson Machado, exercia a profissão de Promotor de Justiça em Colatina quando veio a falecer. Apesar da decisão do órgão máximo do Ministério Publico, a decisão até os dias de hoje, não foi ainda acatada. Passa-se em frente ao prédio do M.P. nota-se que talvez seja o único suntuoso prédio do bairro que não tem nome. Há apenas a identificação de que ali funciona a Procuradoria Geralda Justiça. Ainda está em tempo para se cumprir a merecida e justa homenagem. Carlos Rubens de Miranda Lucchi – Func.Público Aposentado
Heber Paulino Chagas em Terça, 19 Julho 2022 23:39

Os nazistas se acham, mas não passa de uns bostas.
A parada desse ano foi para combater e eliminar esses vermes.
Quero que um verme desse passe na minha frente.

Telefone: 62 998319583
E-MAIL:

Os nazistas se acham, mas não passa de uns bostas. A parada desse ano foi para combater e eliminar esses vermes. Quero que um verme desse passe na minha frente. Telefone: 62 998319583 E-MAIL:
Heber Paulino Chagas em Terça, 19 Julho 2022 23:43
Vamos buscar esses vermes onde eles estiverem Os Nazistas que se organizaram aqui em Goiânia nos botamos para correr. https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fmedia-exp1.licdn.com%2Fdms%2Fimage%2FC4D03AQGSvhfadej9Cw%2Fprofile-displayphoto-shrink_200_200%2F0%2F1565809446103%3Fe%3D1660176000%26v%3Dbeta%26t%3D-zDClKbr79rjQxoGjuoN9v9a06YsBxXjnBXO-BJPWIE&imgrefurl=https%3A%2F%2Fbr.linkedin.com%2Fin%2Fheber-paulino-chagas-009031178&tbnid=UmWta6upuiLvhM&vet=12ahUKEwjM-o_yuIb5AhWjk9gFHTf_AwcQMygAegQIARAg..i&docid=oO2yOdmKnPpWpM&w=200&h=200&q=heber%20paulinho%20chagas&ved=2ahUKEwjM-o_yuIb5AhWjk9gFHTf_AwcQMygAegQIARAg
HEBER PAULINO CHAGAS em Sábado, 13 Agosto 2022 18:40

Sou coordenador do Sesi Planalto em Goiânia.
E já aviso a esses vermes nazista que nosso movimento está caçando cada um.
Identificamos células nazista em Goiânia, que logo serão desarticuladas.
Sou Gay, mas não tenho medo de nazista.
Estou preparado para qualquer que seja o confronto.

Telefone: 62 998319583
E-MAIL:

Sou coordenador do Sesi Planalto em Goiânia. E já aviso a esses vermes nazista que nosso movimento está caçando cada um. Identificamos células nazista em Goiânia, que logo serão desarticuladas. Sou Gay, mas não tenho medo de nazista. Estou preparado para qualquer que seja o confronto. Telefone: 62 998319583 E-MAIL:
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/