Terça, 30 Abril 2024

​Enfermagem realiza atos e paralisações em todo o Estado

manifestacao_enfermagem_FotoDivulgao Divulgação

Trabalhadores da Enfermagem em todo o Estado aderiram à mobilização nacional desta quarta-feira (21) em defesa do piso salarial. Em diversos municípios, os trabalhadores fizeram atos, paralisações e diálogo com a população, principalmente nos equipamentos públicos de saúde. A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Espírito Santo (Sindienfermeiros-ES), Valeska Fernandes, afirma que a adesão superou as expectativas.

Nesta quarta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Espírito Santo (SindSaúde-ES) realiza, às 16h, na Praça do Papa, em Vitória, uma assembleia para deliberar sobre a possibilidade de greve.

Os trabalhadores da rede privada não puderam aderir por estarem em período de negociação coletiva. "Os enfermeiros do setor público poderiam não aderir, porque a o piso para eles entraria em vigor somente ano que vem, mas eles estão preocupados já hoje. E estão pensando também na rede privada, que não pôde aderir. ", aponta Valeska.
Divulgação

O sindicato ainda realiza um levantamento das ações deste dia de mobilização no Espírito Santo e nos demais lugares onde aconteceram. Em Colatina, noroeste do Estado, os trabalhadores fecharam a ponte Florentino Avidos. No norte, em Aracruz, houve paralisação em todas unidades de saúde. Houve ainda ocorrência de atos em Irupi e Iúna, na região do Caparaó.

No município da Serra, na Grande Vitória, uma manifestação foi realizada em frente ao Hospital Dório Silva, com interdição parcial da Avenida Eldes Scherrer Souza. Em nova Rosa da Penha, Cariacica, há atos e paralisações no Pronto Atendimento (PA) e na unidade de saúde, bem como no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, em Campo Grande.
Divulgação

"O sindicato está percorrendo os locais onde a categoria está mobilizada para dar orientações sobre a quantidade que pode parar e a que tem que continuar trabalhando para garantir os serviços. O dia de hoje não é operação de cruzar os braços, é de conscientizar a população, o Senado, os gestores", ressalta Valeska.

O piso salarial da Enfermagem foi suspenso em quatro de setembro. A manutenção da suspensão já era algo concreto desde o dia 15 último, quando os favoráveis a essa iniciativa, no Supremo Tribunal Federal (STF), formaram maioria com o voto de Gilmar Mendes. Entretanto, o fim do julgamento estava previsto para sexta-feira (16), quando o placar do julgamento ficou em 7 a 4 pela suspensão. Foram favoráveis à suspensão os ministros Luís Roberto Barroso, que é o relator, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Já André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin e Rosa Weber se manifestaram contrários.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/