Terça, 23 Abril 2024

Greve dos trabalhadores da saúde tem início nesta segunda

Greve dos trabalhadores da saúde tem início nesta segunda
A greve dos trabalhadores da saúde tem início nesta segunda-feira (11), motivada pela insatisfação dos profissionais com a falta de atendimento às reivindicações pelo governo do Estado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado (Sindsaúde-ES), o governo tem a formula para acabar com a paralisação, que é o pagamento da insalubridade, direito dos trabalhadores que não vem sendo pago desde agosto de 2012. 
 
Os servidores também reivindicam a solução dos problemas com o subsídio; melhores condições de trabalho; que o Estado pare de entregar os hospitais públicos para organizações privadas; valorização dos trabalhadores com remuneração digna; e o fim do assédio moral. 
 
A categoria luta ainda para que o governo estenda o benefício a todos os trabalhadores da saúde, já que de acordo com o projeto do governo, a maioria dos trabalhadores ficaria sem direito ao ressarcimento por atuar em ambientes insalubres.  
 
O sindicato entrou na Justiça para lutar pela insalubridade, mas a greve vai além deste benefício. Neste ano, diversas manifestações nas ruas, paralisações pipoca e protestos em diversos hospitais foram realizados na luta para resolver os problemas do subsídio, por melhores condições de trabalho, contra o assédio moral e pela valorização dos trabalhadores e dos serviços públicos.
 
Para o sindicato, o projeto de lei apresentado pelo governo é desumano, pois retira o benefício de grande parte dos trabalhadores da área, uma vez que prevê que apenas terá direito à insalubridade quem tem contato direto com pacientes e agentes químicos de risco.
 
Porém, os trabalhadores querem receber o benefício por trabalharem em ambientes insalubres, já que dessa forma eles já se expõem a riscos e prejuízos à saúde. Além disso, existe a falta de condições de trabalho dos hospitais, o que só torna os ambientes ainda mais insalubres e mais propícios à disseminação de doenças.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/