Quinta, 25 Abril 2024

Trabalhadores avaliam propostas da Vale em assembleias

Os empregados da Vale votam, nesta semana, se aceitam a nova contraproposta da empresa, feita em rodada de negociação na última semana. A votação termina na noite desta quarta-feira (22) e vai ser apurada pelo Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer) após o fechamento das urnas.



A proposta consiste em 2,5% o reajuste nos salários e no tíquete alimentação, o que corresponde a 1,83% de reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 0,67% de ganho real. Depois da contraproposta Vale deu por encerrada as negociações da Campanha Salarial.



Na sessão ordinária desta quarta-feira (22) da Assembleia Legislativa, a deputada Janete de Sá (PMN) lembrou que a Vale retirou da proposta o implantodontia e a ortodontia, que são conquistas de muitos anos do movimento sindical. “A empresa na baixaria, na covardia e na mesquinharia tira esses benefícios dos empregados, conseguidos com muita luta, a duras penas pelo movimento sindical”, disse ela.



A empresa também elevou de R$ 800 para 1,2 mil a indenização inicial em virtude do confisco dos serviços de ortodontia e implantodontia, que serão garantidos a quem iniciar os tratamentos até o dia 30 de novembro. A Vale também manteve os demais itens econômicos, como reembolso do plano de saúde, piso salarial, auxílio-creche e babá com reajuste de 1,83%.



Participaram das negociações, além do Sindfer, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Metabase) Itabira, Metabase Rio, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão (Stefem-MA) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Prospecção, Pesquisa, Extração, Beneficiamento, Operações Portuárias de Movimentação, Estocagem e Embarque de Minérios no Rio de Janeiro (Sindimina-RJ).



As negociações foram marcadas por repúdio a propostas anteriores, que não contemplavam ganho real nem avanços em pautas econômicas. As entidades que negociam apontavam que a mineradora, que alcançou lucro de R$ 7,1 bilhões no terceiro trimestre de 2017 – o que representa crescimento de 288% em relação ao mesmo período do ano anterior – apresentavam propostas não condizentes com esse lucro.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/