Sexta, 19 Abril 2024

Trabalhadores realizam ato em defesa da Caixa 100% pública nesta sexta-feira

Trabalhadores realizam ato em defesa da Caixa 100% pública nesta sexta-feira
No aniversário de 157 anos da Caixa, neta sexta-feira (12), bancários de todo o país realizam atos de mobilização em defesa da Caixa 100% pública. No Espírito Santo, a diretoria do Sindibancários visitará algumas agências, fazendo distribuição de material e alerta sobre o momento político da instituição, alvo de desmonte sistemático com vistas à privatização.



O objetivo é unir a categoria e a sociedade em geral, em prol da Campanha Defenda a Caixa Você Também, para que a Caixa consiga manter as políticas de desenvolvimento social que a caracterizam.



Fechamento de agências, redução de funcionários – até dezembro passado, foram fechados 7.315 postos de trabalho em todo país –, extinção de departamentos e redução de programas sociais são algumas das chamadas medidas de reestruturação em curso, que visam deixar o banco enxuto para uma possível venda.



“Nesses 157 anos temos pouco a comemorar. Apesar de toda contribuição da Caixa para o desenvolvimento social do país e combate à desigualdade social, os governantes querem vender esta empresa que, além de lucrativa, é o principal instrumento de políticas públicas, como casa própria, saneamento básico, esporte e programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Fies, entre outros”, afirma Rita Lima, diretora do Sindibancários/ES.



O Sindibancários afirma que a Caixa é um banco lucrativo e fundamental para o desenvolvimento do país. Entretanto, o governo de Michel Temer tem imposto várias medidas na tentativa de descaracterizá-la, como diminuição da oferta de crédito e o aumento dos juros, que chegaram ao patamar dos bancos privados.



“Nesse dia de aniversário da Caixa parabenizamos a todos os seus trabalhadores e trabalhadoras. São eles que constroem essa empresa 100% pública. Por isso, convocamos os empregados a defender o banco dos ataques do capital e desse governo”, destaca Rita Lima.



Segundo o sindicato capixaba, a Caixa é responsável por 70% dos financiamentos habitacionais no país, com 355 mil unidades só em 2016. Nos primeiros meses de 2017, o lucro líquido foi de R$ 6,2 bilhões, um crescimento de 84,5% na comparação com o mesmo período de 2016. Hoje, está presente em todo o país com 3.412 agências e 57 mil pontos de atendimento.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/