Quarta, 24 Abril 2024

Área de risco

renato_casagrande_11_heliofilho_Secom Hélio Filho/Secom
Hélio Filho/Secom

Se é estratégia ou não, vai saber! Mas em tempos de sessões esvaziadas e mornas na Assembleia Legislativas, os deputados bolsonaristas têm encontrado espaço livre para deitar e rolar nas críticas ao governo do Estado. Nesta semana, em dois dias, já foi liberado um arsenal, com destaque, sem dúvida alguma, para o triste e revoltante caso do adolescente Kevinn Belo Tomé da Silva, de 16 anos, que morreu dentro de uma ambulância em frente ao Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, nesse sábado (30). Os disparos têm sido tanto na direção do governador Renato Casagrande quanto do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que apontou negligência das médicas plantonistas do hospital. Capitão Assumção (PL), Danilo Bahiense (PL) e Torino Marques (PTB) formam a ofensiva da vez, que costuma contar também com Carlos Von (DC). No embalo, voltaram a criticar a defasagem de servidores na área de Segurança Pública, além de protestos contra ações judiciais movidas por Casagrande a Assumção, e problemas de manutenção da Terceira Ponte, denunciados em vídeo gravado por participantes do ato bolsonarista desse domingo, 1º de maio. A não ser algumas palavras do líder do governo, Dary Pagung (PSB), na sessão dessa segunda-feira, sobre o caso Kelvinn, os assuntos têm corrido solto, sem contestação, como inclusive comentou Dr. Hércules (Patriota) ao final dos trabalhos desta terça: "Os deputados da base não estão dando importância às denúncias feitas aqui. Quem cala, consente. Não tem contraditório", cobrou. Pergunta: já não fazem líderes - Enivaldo dos Anjos (PSD) que o diga! - e aliados como antigamente? Em ano de eleição, hein...sei não!

Medidas
Bahiense repetiu nesta terça-feira que está em contato com a família do adolescente e fez um pedido de providências pela comissão que preside, de Proteção à Criança e ao Adolescente. O colegiado é todo bolsonarista – Assumção vice e Torino e Von membros -, mas tem um deputado da base, Luciano Machado (PSB), que também assinou o documento.

Medidas II
Já Dr. Hércules, que é médico, disse que foi ao Himaba e conversou com a Comissão de Ética, anunciando que levará um representante do grupo à Comissão de Saúde, e também está em contato com o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), que reagiu ao governo em defesa das profissionais.

Calo no sapato
Outro assunto que ronda a Assembleia é a Frente Parlamentar de Valorização Salarial de Policiais e Bombeiros, mais um capítulo da rota de colisão entre as forças de Segurança e Casagrande. Foi criada por Bahiense e terá início no final do mês, porém, nesta terça-feira (3), os representantes das entidades já se sentaram com o deputado, para alinhar as ações. Imagina o tanto que vai render...

Juntos
A propósito, Cabo Eugênio, presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado, uma das entidades que integram o movimento, também participou do ato bolsonarista do último domingo (1), de uniforme com a imagem do presidente e desfile ao lado do candidato ao governo Carlos Manato (PL). Ele será candidato a deputado estadual e integra o Projeto Político Militar (PPM) do Estado.

Juntos II
Manato aproveitou o momento para "agradecer a toda corporação" pelo projeto da Segurança Pública, que vai ser de "10 mil mãos", em referência ao efetivo de militares e civis do Estado. O ex-deputado federal se articula há meses para ganhar o apoio dos policiais, que apesar de ruídos e insatisfações atuais, é considerada uma das principais bases de apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Nas ruas
O deputado federal Felipe Rigoni, candidato ao governo pelo União Brasil, é mais um a lançar slogan de campanha nas redes sociais: "Sonho capixaba".

Absurdo
A quarta dose da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 60 anos teve início no Estado no dia 21 de março deste ano, como uma medida essencial para garantir a proteção a esta faixa etária. Pois bem, em Vitória, os idosos acamados, geralmente com comorbidades, estão, até agora, sem esse importante reforço. Alguém consegue explicar tamanho descaso e contradição?

Absurdo II
Sem receber a equipe de enfermagem e também informações sobre o motivo da demora e previsão, alguns familiares idosos já foram às unidades de seus respectivos bairros solicitar, por escrito, a imunização. Mas nada ainda de providências e, principalmente, de vacina!

Nas redes
"Reitero aqui meu compromisso com uma imprensa livre e relevante e declaro meu apoio aos profissionais da imprensa do Espírito Santo e de todo o mundo. Só com uma imprensa livre é possível haver diálogo, esclarecimento e informação de qualidade (...)". Jacqueline Moraes, vice-governadora pelo PSB, sobre o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/