Quinta, 28 Março 2024

'Casamento' quase perfeito

guerinozanon_evairmelo_reproducao Reprodução
Reprodução/Instagram

Agendas em conjunto, declarações de parceria nas redes sociais e, agora, participação no plano de governo. O ex-prefeito de Linhares (norte do Estado) Guerino Zanon (PSD) segue ao lado do deputado federal Evair de Melo (PP) nos caminhos de sua campanha ao governo do Estado, apesar das posições contrárias de alianças do PP. Nessa segunda-feira (4), Guerino anunciou seu "Plano Agro Capixaba", reunindo, segundo ele, "um time de especialistas". No meio, de novo, lá estava Evair, que também correu para divulgar que deixou sua "modesta contribuição do que pensa e sonha para a agricultura e agricultores" do Estado. O deputado federal, novidade nenhuma, sempre foi um "fora da curva" no PP estadual, mais do que fiel e alinhado ao governador Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição. O PP cresceu de tamanho na janela partidária deste ano, passou a abrigar outros bolsonaristas, mas ninguém, até então, em um campo tão oposto a Casagrande na disputa local. É aquela velha história, coerência em legenda política, já se foi há tempos...

Lá é cá, também diferentes
O PP também abriga outros bolsonaristas efusivos, como os deputados federais Da Vitória e Neucimar Fraga. O primeiro está colado em Casagrande e, inclusive, é um dos cotados ao Senado do seu grupo. Neucimar mantém, da mesma forma, proximidade, "molhando o bico" em solenidades oficiais.

Em casa
O palanque de Guerino tem a cada dia disparado mais críticas a Casagrande e à gestão estadual, em diferentes áreas. Ao mesmo tempo, difunde que representa o bolsonarismo, a direita e o conservadorismo, com sucessivas declarações contrárias também ao ex-presidente Lula. O discurso agrada e atende a Evair, que vez ou outra é cobrado pela aliança do PP com Casagrande.

Separados
Desta forma, como já dito aqui, Guerino tem entrado há meses no campo do ex-deputado federal Carlos Manato (PL), o palanque considerado oficial do presidente no Estado, que, já que não é para atender partido, deveria ser também o de Evair. Mas...

Separados II
...o deputado federal, um dos vice-líderes de Bolsonaro na Câmara, sempre dividiu espaço e protagonismo com Manato, que faz dupla com o ex-senador Magno Malta (PL). Desta vez, continuam trilhando movimentos separados para as eleições.

Não larga
O presidente do PP-ES, Marcus Vicente, ex-secretário de Estado, costuma dizer que acha tudo normal nessas ações extremamente opostas de Evair de Melo, mas reitera sempre que a legenda está com Casagrande. O próprio, anunciado inicialmente para a Câmara dos Deputados, também entrou nas apostas do cargo de vice na chapa majoritária.

Só não termina
A novela entre PT e PSB andou nesta terça-feira (5), confirmando a sinalização de aliança para as eleições deste ano, mas nunca chega ao fim. Outra reunião ainda será realizada para bater todos os martelos dos movimentos que unirão Casagrande e o senador Fabiano Contarato, há meses exaltado como pré-candidato ao Palácio Anchieta. No meio, estão outros nós: disputa ao Senado e de vice-governador. A conferir.

Representatividade
A campanha #VoteLGBT foi lançada oficialmente nesta terça, chamando atenção para a urgência e necessidade de grupos representativos ocuparem os cargos de poder. LGBTs, hoje, são apenas 0,16% na política atualmente. Na plataforma, por enquanto, só tem quatro capixabas, mas o cadastro segue aberto.

Representatividade II
Por lá, duas candidatas do PSB, Barbarah Brasil e Samara da Silva Abreu, ambas mulheres trans e negras, que disputarão a Assembleia Legislativa; a estudante Emanuelle Kisse dos Santos Pereira, do PT, que integra uma candidatura coletiva à Câmara dos Deputados; e Ane Halama, do Psol, lésbica e também candidata à Câmara.

Nas redes
"Vitória da cultura! Congresso Nacional fecha acordo e derruba veto de Bolsonaro às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. Toda mobilização valeu a pena!". Helder Salomão, deputado federal pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/