Quinta, 28 Março 2024

Cenas da Câmara

davi_deniinho_redes_sociais2 Redes sociais
Redes sociais

Presidente do legislativo em Vitória, aliado e amigo do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), o vereador Davi Esmael (PSD) manifestou nessa quarta-feira (26), em plenário, insatisfações com dois secretários de pastas estratégicas da gestão municipal: Aridelmo Teixeira (Fazenda) e Regis Mattos (Gestão e Planejamento). Em tom de "basta", palavra citada por ele, pediu respeito e diálogo com os representantes do legislativo, reclamou de lentidão, e avisou: "Se preciso, vou bater de frente", ao listar uma série de demandas levadas aos secretários ainda sem sinalização. "Em cinco meses, os dois só foram 'entraves, empecilhos' ao meu mandato", reforçou. Ao final do discurso, exaltou sua amizade com Pazolini, segundo ele "para o resto da vida", mas também não deixou de dar exemplo de quando rompeu com o ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania) por situações semelhantes. O posicionamento expõe ruídos internos, que também se repetiram em outro caso, por meio de Denninho Silva, só que em campo diferente, o partidário. Ao repercutir o embargo das obras da antiga reta do aeroporto (Trevo de Carapina - Rodovia das Paneleiras) pela prefeitura, criticando publicações nas redes sociais que apontam a medida como resultado de embate de Pazolini com o governador Renato Casagrande, o vereador, mesmo sem citar nomes, jogou carga no deputado estadual do Cidadania e adversário do atual prefeito no pleito de 2020, Fabrício Gandini. A questão foi levada por ele à Assembleia Legislativa no dia anterior, em pronunciamento replicado em seu Instagram. Denninho falou de "politicagem nojenta", fake news, falta de conhecimento e tentativa de inflamar, além de negar uma guerra entre a gestão municipal e o governo, recebendo apoio de outro vereador da bancada e ex-secretário municipal, Luiz Emanuel Zouain. Os comentários que se sucederam, para não deixar nenhum resto de dúvida, se referiram às eleições, com frases do tipo "dor de cotovelo" e "abraço dos afogados".

Lista de Davi...
Pagamento do piso salarial para agentes de saúde e endemias; contratação de estagiários para alunos com deficiência; chamamento público para famílias acolhedoras; e concurso público para professores surdos.

Crítica de Gandini
O deputado levou o problema para o plenário da Assembleia nessa terça-feira (25), quando exaltou a importância das obras esperadas há anos, que somam R$ 76 milhões, e fez um apelo por diálogo, "palavra que foi a tônica das eleições", apontou.

Crítica de Gandini II
Depois, acrescentou: "Não vamos deixar os capixabas, mais uma vez, pagar por divergência política", lembrando que o Estado já registrou essa situação (Luciano Rezende x Paulo Hartung). Nas redes, ele postou o vídeo do seu discurso com a marcação "absurdo".

Adversários
Supersecretário e pupilo de Luciano, Gandini, como se sabe, foi o palanque da sucessão preparado por ele com bastante antecedência. Protagonizou com Pazolini uma disputa acirrada no primeiro turno, com troca de acusações e ações judiciais, mas acabou perdendo a vaga para o petista João Coser (PT).

Juntos
Na fase seguinte, entre Pazolini e Coser, o deputado optou pela neutralidade. Já os vereadores do partido, apesar da guerra eleitoral, entraram de cabeça na campanha do prefeito eleito, principalmente Denninho, o mais votado à Câmara. Ele, Luiz Emanuel e Maurício Leite fazem parte da base do prefeito.

2022
Denninho, com um capital de 7,2 mil votos no último pleito na Capital, já afirmou que disputará a Assembleia Legislativa no próximo ano. E Gandini, após a derrota, tudo indica que também...ou arriscaria voo mais alto?

Governo
Os assuntos levantados na Câmara nessa quarta, inevitavelmente, chegaram também no governo, no mesmo tom de falta de diálogo. Entre críticas e defesas, a manutenção da frase já dita antes: Karla Coser (PT) foi a única a ser recebida por Casagrande até hoje.

Não saiu
Logo depois do encontro, há duas semanas, os comentários no plenário da Câmara era de que a próxima seria Camila Valadão (Psol), mas, na ocasião, a própria informou que ainda não havia data. A situação, portanto, permanece a mesma.

Agenda
A informação do governo, também nessa semana da Karla, era de que foram feitos pedidos de audiência de vereadores com o governador para conversar sobre investimentos deste ano e de 2022, marcadas de acordo com a disponibilidade de agenda. A conferir!

Nas redes
"Visitamos a Emef Padre Anchieta para prestar nossa solidariedade aos professores e ao Ryan, um menino de apenas 11 anos que sensibilizou o Brasil com uma entrevista sincera sobre as preocupações dele quanto ao retorno às aulas em Vitória. A entrevista viralizou na Internet e ficamos sabendo pela imprensa que profissionais da escola foram questionados pela gestão municipal sobre o 'contexto'. Será que uma criança dizer o que pensa incomoda a PMV?". Camila Valadão, vereadora do Psol.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/